O piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso viu-se envolvido num acidente com alguma gravidade quando treinava de bicicleta na Suíça. A informação foi confirmada pela sua equipa, a Alpine, com a qual tem previsto o seu regresso à modalidade este temporada, embora não tenham sido avançados mais detalhes do acidente.

De acordo com um comunicado da equipa, Alonso “está consciente e bem, esperando novos exames médicos na manhã de sexta-feira”, sem indicar em que centro hospitalar foi internado. Os contornos do acidente não foram ainda revelados, mas sabe-se que o asturiano, bicampeão de Fórmula 1 (2005 e 2006) foi atropelado por um carro quando treinava em Lugano, na Suíça.

A Alpine indicou que irá esperar pela manhã de sexta-feira para fornecer novas informações. O jornal espanhol AS revelou, por outro lado, que não existirão fraturas nos membros, mas que o maxilar será o ponto mais preocupante neste momento.

Alonso é um dos motivos de grande interesse da temporada de 2021, regressando à Fórmula 1 depois de dois anos de ausência, fazendo-o com uma equipa que conhece bem, a Alpine, que mais não é do que a antiga Renault, agora com outro nome por questões de posicionamento de marketing do Grupo Renault.

Dependendo das lesões, a Alpine poderá ter de optar por um substituto para os testes de pré-temporada, que este ano decorrem no circuito de Sakhir, no Bahrein, depois de a pandemia de Covid-19 ter impossibilitado os ensaios no circuito espanhol de Barcelona, que já é ‘casa’ tradicional dos testes do defeso. Este ano, apenas existirão três dias de testes de pré-temporada, entre 12 e 14 de março.