A Porsche apresentou o seu novo carro para a categoria GT3, o 911 GT3 R, que foi revelado publicamente na edição do fim de semana passado das 24 Horas de Spa-Francorchamps e que estará nas pistas em 2023 para as equipas-cliente.

Baseado no 911 de geração 992, o novo carro foi evoluído para cumprir com as normas GT3 em todo o mundo, com um motor mais potente, sendo agora de 565 CV, além de uma aerodinâmica mais agressiva e de um equilíbrio dinâmico otimizado. O desenvolvimento teve início em 2019, com a prioridade a ser a oferta de uma maior progressividade na condução tanto para os pilotos profissionais, como para os pilotos semi-profissionais.

No compartimento do motor encontra-se um bloco de 4.2 litros ‘boxer’ de seis cilindros, com injeção direta e uma otimização da sua progressividade com um regime de utilização mais amplo no qual a potência está disponível. Tal deve-se, em grande parte, ao aumento da cilindrada de 3997 cc para 4194 cc, o que permitiu também incrementar a potência do motor para os 565 CV.

Sem sobrealimentação, o motor está montado em posição tradicional, ou seja traseira mas com uma ligeira inclinação para a frente em 5,5º, o que permite criar mais espaço para o difusor sob a carroçaria. Unidades auxiliares como o alternador e o compressor do ar condicionado foram transferidos cerca de um metro para a frente do motor e da caixa de velocidades, o que melhora o equilíbrio deste 911 GT3 R.

A caixa sequencial de seis velocidades deriva do 911 GT3 Cup, com patilhas atrás do volante para mudança das diferentes velocidades. O chassis foi igualmente reformulado, nomeadamente a suspensão, para melhoria também da estabilidade e da precisão direcional, o que permite baixar ainda o índice de desgaste dos pneus traseiros. As rodas traseiras foram afastadas um pouco mais das dianteiras, o que eleva a distância entre eixos de 2459 mm para 2507 mm.

A Porsche Motorsport procurou que o novo 911 GT3 R seja também uma proposta adequada aos orçamentos das diversas equipas, com preços a partir dos 511.000€ (sem impostos) e opcionais.

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