M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Um dos carros mais espetaculares da história do automobilismo é o Porsche 935, um modelo baseado no 911 e apresentado em 1976, onde serviu para promover a superioridade da tecnologia turbo que a marca alemã tinha começado a usar, precisamente nesse ano, nos seus modelos de estrada. O carro continuou a ser evoluído, tendo como derradeiro exemplar o exótico 935 L1, construído nos Estados Unidos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O departamento de competição da Porsche tinha parado o desenvolvimento do 935 após 1979, mas o modelo continuava competitivo, e as equipas privadas continuavam a procurar extrair mais alguns décimos de segundo do já imbatível bólide. Em 1982, Bob Akin, um piloto que participava regularmente no Campeonato IMSA, uma competição americana para GT muito modificados, encomendou um Porsche 935 especial. É esse Porsche especial que está à venda no site da casa de leilões James Edition, onde deverá ter um preço final superior a um milhão de euros.

O carro foi construído pela GaaCo de Louis Gaa, recebendo um chassis especial em alumínio, enquanto a secção dianteira foi retirada diretamente do Lola T600, novo protótipo de competição que tinha começado a atrair as luzes da ribalta ao já veterano 935. Para equipar esta versão especial, foi usado um motor Andial, “esticado” de 3 para 3,2 litros, que atingia os 800 cv de potência máxima. Infelizmente, já chegou tarde demais. Correu em Le Mans em 1982, onde só durou duas horas, e depois o seu melhor resultado foi apenas um quarto lugar, numa corrida de 6 horas em Mid-Ohio, onde Akin teve a companhia do piloto de fábrica Hurley Haywood.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.