Porsche Cayman GT4 Clubsport promete espetáculo no Rali da Alemanha

13/08/2018

A jogar em ‘casa’, a Porsche vai ter à partida do Rali da Alemanha uma estreia na forma do seu Cayman GT4 Clubsport, modelo que vai entrar na categoria FIA R-GT.

Para a marca de Estugarda, a entrada de um concept nessa categoria é um duro teste em condições reais, mas ainda não está decidida a passagem definitiva deste GT4 Clubsport para produção como veículo de rali para clientes. O desempenho dinâmico e, sobretudo, o interesse demonstrado por potenciais clientes terão um impacto importante na decisão a tomar pela marca germânica.

Ao volante estará o conhecido piloto Romain Dumas, considerado um dos mais completos no panorama do desporto motorizado. Nos últimos 12 anos, o francês foi vencedor em Le Mans e participou em ralis por todo o mundo com a sua própria equipa. Dumas venceu também, por quatro vezes, a lendária subida de Pikes Peak, sendo ainda detentor do tempo mais rápido. Os pilotos de fábrica, Richard Lietz (austríaco) e Timo Bernhard (alemão) são também pilotos de rali sazonais e estão envolvidos no programa de testes com o concept Cayman GT4 Clubsport.

O Porsche Cayman GT4 Clubsport, que representa o nível clubsport pelo mundo desde a época 2016, equipa um motor boxer com seis cilindros, 3.8 litros de capacidade e 385 CV de potência. O motor em posição central entrega a potência às rodas traseiras. Apresenta caixa de velocidades de dupla embraiagem da Porsche (PDK) com patilhas no volante.

Para os ralis, foi instalada uma proteção inferior completa. Foram também incluídos elementos com espuma para absorção da energia, tal como usado nos carros do Mundial de Ralis (WRC).

“Estamos a olhar em diante para vermos como o mundo dos ralis responde ao nosso concept FIA R-GT”, afirmou Dr. Frank-Steffen Walliser, Vice-Presidente do departamento Motorsport e automóveis GT, que lança um repto curioso para todos os participantes e envolvidos no mundo dos ralis.

“Gostaria de convidar todos os pilotos e equipas interessados a visitar o parque de assistência e observar o nosso concept car. Com base na resposta e interesse dos potenciais clientes, vamos depois decidir, no final do ano, se avançamos para o desenvolvimento, a médio-prazo, de um automóvel de competição com especificações de rali baseado num futuro modelo Porsche”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.