M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os carros de corrida não podem andar na estrada, certo? Parecem completamente diferentes, por isso não deve ser possível, certo? Errado, como prova este fantástico Porsche 911 GT1, um dos modelos de competição que foi convertido para andar nas estradas inglesas. E não foi preciso muito.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Ao contrário de outros carros de competição, foi diretamente de casa para o encontro de sócios do clube de Goodwood pela estrada. A conversão não foi particularmente difícil, bastou a montagem das placas de matrícula, uma buzina funcional, catalisador no escape, pneus de estrada e tampa convencional para o depósito de combustível. O resto está praticamente igual. Aliás, a Porsche teve que construir 25 modelos de estrada para poder homologar o 911 GT1 para competição, e o carro de estrada é praticamente igual.

Exemplares do Porsche 911 GT1 foram pilotados nas 24 Horas de Le Mans e no Campeonato FIA GT por Pedro Lamy, Pedro Matos Chaves e Ni Amorim. Este 911 GT1 em particular, o chassis GT1-104, correu entre 1997 e 1999, tendo sido vendido à equipa veterana Kremer Racing, que o utilizou no FIA GT na época de 1997. O carro foi alugado ao concessionário americano Brumos para correr nas 24 Horas de Daytona de 1998, com apoio técnico da Larbre Compétition, onde terminou no terceiro lugar da geral. Depois foi vendido para o Campeonato Britânico, onde correu durante dois anos, conquistando uma vitória.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.