O Porsche 963 é o novo modelo de competição com que a marca alemã irá procurar regressar aos triunfos nas 24 Horas de Le Mans de 2023. Concebido ao abrigo dos novos regulamentos para a categoria principal Hypercar, o novo carro segue o conceito técnico híbrido LMDh, tendo sido revelado no Festival de Goodwood, no Reino Unido.

O 963 foi desenvolvido numa parceria entre a Porsche e a Penske, com dois carros prontos para serem inscritos tanto no Mundial de Endurance (WEC), como no campeonato americano de resistência, o IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

Tecnicamente, o sistema híbrido debita 500 kW (680 CV) de potência, com uma série de pilotos experientes prontos para este novo desafio ao mais alto nível: Kévin Estre, Michael Christensen, André Lotterer, Laurens Vanthoor, Matt Campbell, Mathieu Jaminet, Dane Cameron e Felipe Nasr. Porém, muito do trabalho de desenvolvimento deste 963 foi feito na fase inicial por Frédéric Makowiecki, tendo mesmo sido este o primeiro a rodar com o novo Porsche em pista e no simulador.

“Após 7889 quilómetros de testes durante a primeira metade de 2022, estamos num ótimo caminho, mas ainda há muito trabalho pela frente antes do início da próxima temporada”, afirma Thomas Laudenbach, Vice-Presidente da Porsche para a competição, mostrando-se esperançado de que o 963 dê continuidade ao sucesso de modelos como o 917, 935, 956, 962 ou 919 Hybrid.

A lista de pilotos será ainda complementada com outros nomes para as corridas de Daytona, Sebring e Road Atlanta, todas nos Estados Unidos da América.

A gestão do programa de competição é feito pela Porsche Penske Motosport a partir de duas localizações: o ramo em Manheim (Alemanha) será responsável pela participação no WEC, enquanto o departamento de Mooresville, na Carolina do Norte, será responsável pela participação no IMSA. A conceção do modelo contou com a ajuda técnica de parceiros como a Michelin ou a Multimatic, esperando-se a homologação do protótipo neste outono, estando previstos mais testes de desenvolvimento até lá.

Seguindo os preceitos do regulamento LMDh, o Porsche 963 tem por base um chassis de categoria LMP2, fornecido pela empresa canadiana Multimatic, ao passo que o sistema híbrido contou com componentes fornecidos pela Bosch, Williams Advanced Engineering e Xtrac, tendo estes contribuído com os componentes standard partilhados.

No coração da unidade motriz está um motor V8 biturbo de 4.6 litros, baseado na unidade de alta performance do 918 Spyder. Já o design inspira-se, de certa forma, nos modelos 956 e 962 que venceram muitas provas clássicas da resistência na década de 1980. Na traseira, uma faixa luminosa contínua remete para o desenho do desportivo 911. A decoração vermelha, preta e branca também é uma das homenagens ao passado desportivo da marca de Estugarda.

Noutra tradição que irá prosseguir, o 963 será disponibilizado também a clientes particulares a partir do primeiro ano de competição, esperando-se que as primeiras equipas-cliente anunciem os seus programas nos próximos dias.

A estreia oficial deste 963 está marcada para as 24 Horas de Daytona, no final de janeiro de 2023.