Português Guilherme de Oliveira perto do pódio no Europeu de Karting Rotax

13/06/2018

Guilherme de Oliveira, de 13 anos, é um dos jovens portugueses a competir no karting internacional

Depois da jornada inaugural no circuito belga de Genk, a segunda prova do Rotax Max Challenge Euro Trophy – vulgo campeonato europeu Rotax – foi disputada no traçado de Kristianstad, na Suécia, onde Guilherme de Oliveira esteve em destaque um pelotão Júnior com quase quatro dezenas de pilotos.

Com apenas 13 anos de idade e integrado num lote de concorrentes muito experiente, o jovem português fez uma prova de superação e conseguiu um positivo quarto lugar final, no agregado das duas Finais na Suécia.

Uma performance que deixou Guilherme de Oliveira orgulhoso: “O nível do Europeu Rotax é muito alto e na Bélgica já tinha conseguido um quarto lugar numa manga. Confesso que agora na Suécia tinha como objetivo continuar a evoluir, até porque não conhecia a pista e sabia que os pilotos nórdicos estavam a ‘correr em casa’. Mas o meu mecânico José Santos, juntamente com a equipa Dan Holland Racing, fizeram um excelente trabalho na afinação do kart e conseguiu estar sempre forte”, referiu, detalhando depois o seu fim de semana na Suécia: “Fui 7.º classificado no final das mangas de qualificação e na Final 1 terminei no quarto lugar, enquanto na Final 2 fui 5.º. Estes resultados deram-me o quarto lugar no fim de semana e deixaram-me confiante para discutir os pódios e as vitórias no futuro. Foi um resultado muito motivador”, comentou Guilherme de Oliveira, campeão nacional Júnior e vencedor do Troféu Rotax em 2017.