A Academia de Pilotos da Ferrari (FDA) vai integrar, pela primeira vez, uma rapariga, Maya Weung, de 16 anos. Holandesa, embora nascida em Espanha, é a primeira rapariga a integrar a estrutura de jovens pilotos da equipa italiana, podendo seguir as pisadas de outros pilotos como Charles Leclerc, Mick Schumacher, Callum Ilott, Robert Schwartzmann e Giuliano Alesi.

Maya superou as outras raparigas candidatas ao lugar num evento de avaliação organizado pela marca italiana em Maranello, na etapa final do programa da FIA ‘Girls on Track – Rising Stars’, medida levada a cabo pela Comissão das Mulheres no Automobilismo da FIA, em conjunto com a FDA. O objetivo desta iniciativa é promover o papel das mulheres no desporto automóvel, neste caso de raparigas com idades entre os 12 e os 16 anos.

Weung levou a melhor sobre a francesa Doriana Pin, de 17 anos, e as brasileiras Antonella Bassani, de 14 anos, e Julia Ayoub, de 15 anos. Todas foram submetidas a diversos testes para avaliar a sua velocidade e potencial. Em breve, irá regressar a Maranello para iniciar o seu ano académico de 2021, com a sua participação no campeonato de Fórmula 4 já garantida.

A jovem holandesa herdou a paixão pelo automobilismo do seu pai, tendo experimentado as sensações dos karts pela primeira vez apenas com sete anos. Aos 11 anos, recebeu o seu primeiro kart e daí em diante progrediu de forma decidida, tendo em Charles Leclerc, atual piloto da equipa Ferrari na Fórmula 1, o seu ídolo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.