Com sucesso comprovado, a quinta edição da Peugeot Rally Cup Ibérica voltará à ação em seis ralis da Península Ibérica em 2022, com 17 duplas já confirmadas em busca do troféu máximo e da possibilidade de subir mais um degrau na ‘escada’ do panorama dos ralis.

Voltando a usar o fiável e competente Peugeot 208 Rally4, que tem sido uma das armas mais procuradas para quem procura competir com gastos controlados, a edição de 2022 da Peugeot Rally Cup Ibérica aposta numa mistura entre novos valores e pilotos mais experientes, com o regresso de ex-campeões da prova. Desta feita, está também confirmada a presença de duplas da América do Sul, que se juntam às muitas equipas de Portugal e Espanha.

Todos pretendem suceder aos dois Alejandro campeões – Alejandro Cachón e Alejandro ‘Jandrin’ Lopez –, preparando-se para um calendário de seis provas icónicas, dos nacionais de ralis de Portugal (três em terra) e Espanha (três em asfalto), incluindo eventos do Europeu e do Mundial de Ralis da modalidade. Como corolário do programa de competição, os pilotos poderão medir forças em dois palcos de visibilidade internacional, nomeadamente o Rali de Portugal e o Rali da Catalunha.

Com um custo controlado – sendo este o princípio fundamental no cerne do desenvolvimento do projeto –, o Peugeot 208 Rally4 será pela terceira vez o carro a utilizar nesta prova, surgindo agora com alguns desenvolvimentos levado a cabo pela estrutura da Sports & You, com José Pedro Fontes, responsável desta companhia, a explicar que poderão vir a ser aplicadas algumas evoluções no motor no futuro, mas que tal estará dependente dos custos e da fiabilidade, sendo uma questão ainda a ser analisada futuramente.

A competição é coorganizada pela Peugeot Portugal e pela Peugeot Espanha, com o apoio da Sports & You, tendo como especial destaque o prémio final – um programa de ralis em 2023 em Espanha ou em Portugal ou mesmo no ambiente do Europeu de Ralis (ERC).

Dezassete equipas na contenda

Portugal, Espanha, Argentina e Uruguai: são destes quatro países os 34 concorrentes – 17 pilotos e 17 navegadores – pretendentes aos títulos de 2022 da Peugeot Rally Cup Ibérica. Integrados nas múltiplas estruturas profissionais que, também elas, irão lutar pelos troféus de equipas, estes pilotos formam um grupo heterogéneo e dividem-se, naturalmente, entre estreantes e repetentes na copa ibérica.

Do lado dos pilotos contam-se dois ex-campeões da copa e um ex-campeão dos navegadores, nada menos do que o atual detentor do título de 2021. De facto, depois de em novembro último ter festejado a conquista do troféu ao lado de Alejandro Cachón, Alejandro ‘Jandrin’ Lopez está de regresso, desta feita ao lado da jovem esperança espanhola lago Gabeiras. Igualmente titulado pela Peugeot Rally Cup Ibérica, Pedro Antunes, regressa na companhia de Paulo Lopes, sendo imitado, na tentativa de recuperação do título, pelo galego Roberto Blach, que garantiu o troféu da temporada inaugural, em 2018, apresentando-se este ano com Mauro Barreiro a ditar as notas.

Espanha volta a ter o maior contingente entre os inscritos, com nove pilotos e sete navegadores, ao passo que de Portugal surgem sete pilotos e igual número de navegadores. Além do regresso do campeão de 2020, registam-se os regressos de Ernesto Cunha/Rui Raimundo e de Ricardo Sousa/Luis Marques e as estreias das duplas José Loureiro/Valter Cardoso, Luis Morais/Helena Maia, Paulo Roque/Tiago Teixeira, grupo a que se junta o muito experiente (mesmo a um nível internacional) Renato Pita, navegado por Luis Bouça.

Mudando de continente e atravessando o Atlântico para sudoeste, as novidades maiores chegam da América do Sul, primeiro do Uruguai, com a dupla Andres Marieyhara/Richard Collazo, e depois da Argentina, terra de Juan Varela, navegador do espanhol Luis Martinez, dupla que habitualmente discute os ralis do campeonato chileno.

Carro de segurança elétrico

Suportando a transição energética inerente à evolução da Peugeot e sublinhando o seu compromisso para com o desporto automóvel, alguns dos ralis da Peugeot Rally Cup Ibérica 2022 irão contar com um e-208 100% elétrico como ‘Carro de Segurança’, em apoio às respetivas organizações, abrindo os troços antes da passagem dos concorrentes.

Todos irão lutar não só pelos prémios monetários e em material que estão em jogo prova a prova, como em especial pelo grande prémio final, muito semelhante ao que Alejandro Cachón alcançou em 2021, asturiano que, com isso, tornou-se piloto oficial da Citroën España no SuperCampeonato de Ralis de España 2022, lutando pela conquista do título aos comandos de um C3 Rally2, outra das viaturas com assinatura da Stellantis Motorsport, divisão de competição do grupo industrial automóvel.

No capítulo dos prémios e para além do Grande Prémio Final, a entregar aos campeões, a Peugeot Rally Cup Ibérica tem para distribuir 140.000€ entre pilotos e equipas ao longo das seis provas e em função dos resultados alcançados em cada rali, um troféu para equipas por prova, traduzido em produtos Pirelli, e outro no final da época, composto por vouchers de 5000€ ou 10.000€ para ajuda na aquisição de veículos das categorias “Rally4” ou “Rally2”, respetivamente, para utilizar em 2023.

As encomendas de unidades 208 Rally4 deverão ser colocadas através da Sports & You, distribuidora oficial da Stellantis Motorsport Racing Shop para Portugal e Espanha, num modelo que é proposto por 67.000€ (antes de impostos).

Fiabilidade comprovada

Estreado competitivamente em solo português em 2020, o Peugeot 208 Rally4 volta a ser a máquina de ‘batalha’ da Peugeot Rally Cup Ibérica deste ano. Desenvolvido com base no 208 de série, o 208 Rally4 alicerça-se nos reconhecidos fatores que sublinham a excelência da marca – fiabilidade, qualidade, eficiência e, no caso dos ralis, combatividade –, sendo também o carro de ralis mais vendido na categoria Rally4.

Integra um motor 1.2 PureTech de três cilindros turbo adaptado para a competição, com um turbo maior, uma gestão eletrónica de competição Magneti Marelli, numa versão de ralis cuja potência se eleva aos 208 CV às 5450 rpm, alcançando um binário de 290 Nm às 3000 rpm.

A caixa sequencial de cinco velocidades SADEV, diferencial autoblocante mecânico, travões de disco ventilados à frente de 330 mm (asfalto) ou 283 mm (terra) e discos sólidos atrás (290 mm), suspensão ajustável em três níveis (com compressão/afastamento de alta e baixa velocidade), são outros elementos de um conjunto com um peso mínimo de 1080 kg (1250 kg com equipa).

LISTA DE INSCRITOS DA PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2022
Piloto Nacionalidade Navegador Nacionalidade
Alberto San Segundo Espanha Eva Navas Espanha
Andres Marieyhara Uruguai Richard Collazo Uruguai
Delbín Garcia Espanha A indicar A indicar
Diego Ruiloba Espanha Andrés Blanco Espanha
Ernesto Cunha Portugal Rui Raimundo Portugal
Ferran Aymerich Espanha Roger Aymerich Espanha
lago Gabeiras Espanha Alejandro ‘Jandrin’ López Espanha
José Loureiro Portugal Valter Cardoso Portugal
Luis Martínez Espanha Juan Varela Argentina
Luis Morais Portugal Helena Maia Portugal
Óscar Palomo Espanha Javier Moreno Espanha
Paulo Roque Portugal Tiago Teixeira Portugal
Pedro Antunes Portugal Paulo Lopes Portugal
Renato Pita Portugal Luis Bouça Portugal
Ricardo Sousa Portugal Luis Marques Portugal
Roberto Blach Espanha Mauro Barreiro Espanha
Santiago Garcia Espanha Nestor Casal Espanha

 

CALENDÁRIO DA PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2022*

Datas Prova Piso País
11 e 12 março Rally Serras de Fafe e Felgueiras (1ª Etapa)* Terra Portugal
29 e 30 abril Rali de Mortágua Terra Portugal
19 a 21 maio Vodafone Rally de Portugal (1ª Etapa)* Terra Portugal
17 e 18 junho Rallye de Ourense Asfalto Espanha
23 e 24 setembro Rallye Villa de Llanes Asfalto Espanha
20 a 23 outubro RACC Catalunya/Rally de España (1ª Etapa)* Asfalto Espanha

* Para efeitos de classificações e pontuações, apenas se consideram os resultados da 1ª etapa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.