Thierry Neuville (Hyundai), líder do Campeonato do Mundo de ralis (WRC), terminou a primeira etapa do Rali da Argentina na liderança, tirando partido do azar de Ott Tanak (Toyota), que fruto de problemas mecânicos não evitou um pião que lhe retirou o comando da prova.

As chuvas fortes que caíram nos dois dias anteriores deixaram os troços muito estragados, gerando poças de água e muita lama que tornaram a missão dos pilotos mais difícil.

Apesar de os pilotos da frente rodarem em tempos renhidos, Tanak destacou-se ao longo do dia, sofrendo um problema na transmissão que veio a causar um pião na última classificativa, quando a meta estava a 2 km.

Com isso, Neuville passou para o comando, terminando o dia com 11,9s de diferença para o segundo, Sébastien Ogier, com um Citroën, enquanto Tanak caiu para o terceiro lugar, a 13,4s.

Kris Meeke, da Toyota, ainda liderou na parte da manhã mas à tarde um panorama mais complicado fê-lo perder muito tempo, fechando a etapa a 28,1s da frente. Atrás de si estão Andrea Mikkelsen (a 1,3s de Meeke) e Elfyn Evan é o sexto com um Ford Fiesta WRC.

No sábado, cumpre-se a segunda etapa do rali, num total de sete provas especiais de classificação, encerrando a prova no domingo, com mais três.