Rali da Suécia/Etapa 1: Líder inesperado; Ogier de fora e Neuville atrasado

15/02/2019

Tradicional rali de inverno, o Rali da Suécia teve um primeiro dia de competição já com algumas surpresas, tanto na liderança da prova (Teemu Suninen), como na lista de abandonos, com Sébastien Ogier (Citroën) e Jari-Matti Latvala (Toyota) a abandonarem a competição.

O jovem finlandês de 25 anos teve um primeiro dia de grande nível aos comandos do seu Ford Fiesta WRC da M-Sport, apesar de nem tudo ter corrido na perfeição para Suninen, já que no troço final da etapa o bloco de faróis suplementares soltou-se, dificultando a sua visão e, com isso, custando-lhe 14,2 segundos para o vencedor da especial e 11 segundos para o seu principal rival na classificação geral, Ott Tanak (Toyota Yaris WRC), que está no seu encalço.

Este foi um dos que beneficiou com a saída de estrada – e consequente abandono de Latvala – na última especial do dia, Torsby, subindo a segundo, agora a uma distância de apenas dois segundos da liderança. A batalha pelo primeiro posto promete ser, assim, bastante intensa já amanhã.

O carro de Latvala acabou por chegar à meta, mas com quase 24 minutos perdidos, a Toyota optou por fazer abandonar o carro, que assim penaliza ‘apenas’ sete minutos pelos regulamentos Rally2 que permitem o seu regresso amanhã, mas já sem hipóteses de lutar pelo triunfo.

Marcus Gronholm, veterano piloto de ralis, aproveitou a passagem do Mundial de Ralis pela Escandinávia para retomar o volante de forma oficial com um Toyota, mas a sua aventura acabou cedo, com uma saída de estrada na quarta especial do dia.

Na terceira posição, já a 17,8 segundos da liderança, está Andreas Mikkelsen, piloto da Hyundai, que teve um dia relativamente tranquilo para se colocar no lugar mais baixo do pódio, estando 10,8 segundos à frente de Elfyn Evans, noutro Ford da M-Sport.

Esapekka Lappi, num Citroën, é o melhor dos pilotos da marca gaulesa, finalizando o dia na mó de cima, saltando de nono para quinto, enquanto Sébastien Loeb (Hyundai) tem vindo a efetuar uma prestação relativamente discreta para terminar a primeira etapa em sexto, a 48,8 segundos da frente.

Líder de fora

Mas, a grande surpresa do dia foi o abandono prematuro do vencedor do Rali de Monte Carlo, Sébastien Ogier, que na sexta especial do dia não evitou uma saída de estrada que o deixou preso num banco de neve, sem outra opção que não abandonar a prova. Um golpe para as aspirações do piloto francês, embora antes do abandono fosse sétimo a mais de meio minuto do líder da competição.

Também Thierry Neuville (Hyundai) teve um dia com poucos motivos de regozijo, já que vários erros fizeram-no perder tempo, acabando a etapa num discreto sétimo posto, a 53,1s de Suninen. Atrás de si está o Toyota de Kris Meeke, que tem sentido bastantes dificuldades para rodar de forma competitiva em condições de aderência complicadas.

1 Teemu Suninen, M.Salminen Ford 1h11m05.3s
2 Ott Tanak, M.Jarveoja Toyota 2,0s
3 Andreas Mikkelsen, A.Jager Hyundai 17,8s
4 Elfyn Evans, S.Martin Ford 28,6s
5 Esapekka Lappi, J.Ferm Citroën 42,0s
6 Sébastien Loeb, D.Elena Hyundai 48,8s
7 Thierry Neuville, N.Gilsoul Hyundai 52,7s
8 Kris Meeke, S.Marshall Toyota 53,1s
9 Pontus Tidemand, O.Floene Ford 1m24,4s
10 Mads Ostberg, T.Eriksen Citroën 3m25,3s