Rali da Suécia/Etapa 3: Tanak isolado na frente; luta acesa pelo resto do pódio

16/02/2019

FIA World Rally Championship 2019 / Round 02 / Rally Sweden / February 14-17th, 2019 // Worldwide Copyright: McKlein
Ott Tanak (Toyota) deu um passo gigantesco rumo ao triunfo no Rali da Suécia, segunda prova do Mundial de Ralis (WRC), ao concluir a terceira etapa com uma vantagem confortável para o segundo classificado, Esapekka Lappi (Citroën). Atrás deste surge a maior batalha da prova sueca, com Andreas Mikkelsen (Hyundai) e Thierry Neuville (Hyundai) no seu encalço. Fora da contenda está o líder do dia anterior, Teemu Suninen (M-Sport Ford), que se despistou e abandonou a prova.

Partindo com uma vantagem ‘magra’ de 2 segundos para Tanak, Suninen foi um dos primeiros pilotos apanhados pelas ‘armadilhas’ do piso escandinavo, perdendo a liderança na primeira especial do dia e depois perdendo ainda mais tempo na seguinte quando uma saída de estrada deixou o piloto finlandês ‘preso’ num banco de neve. Mas, o pior ainda estava para chegar, já que Suninen despistou-se na antepenúltlima especial do dia quando tentava recuperar tempo. Desta feita, porém, os danos na ‘jaula de segurança’ do seu Fiesta WRC obrigaram a equipa a retirar o carro da prova.

Ott Tanak ficou assim com caminho livre para gerir uma vantagem generosa para os demais pilotos, com Lappi, Mikkelsen e Neuville a viverem uma animada luta pelos outros lugares do pódio. Tanto mais que Lappi e Mikkelsen estão empatados no segundo posto, a 54,5 segundos, e Neuville está a apenas 2,3 segundos. Tudo em aberto, portanto, para o derradeiro dia no que toca à luta pelo dois lugares mais baixos do pódio.

Para o belga da Hyundai houve ainda um momento de calafrio ao não evitar um pião completo em Vargåsen, no antepenúltimo troço do dia, tendo a sorte de não causar qualquer dano ao seu i20 WRC ou perder demasiado tempo.

Se se quiser ser mais inclusivo na luta pelo pódio, poder-se-á colocar também Elfyn Evans (Ford) na contenda, uma vez que está na quinta posição a 11,9 segundos de Neuville. Completamente fora do ritmo na Suécia têm estado Kris Meeke (Toyota) e Sébastien Loeb (Hyundai), com os dois longe da luta pelo pódio, na sexta e sétima posições. No entanto, contam com a sua própria batalha pessoal, ja que estão separados por apenas 1,6 segundo no final da segunda etapa.

Classificação após a terceira etapa
1 Ott Tanak, M.Jarveoja Toyota 2h19m31,7s
2 Esapekka Lappi, J.Ferm Citroen 54,5s
2 Andreas Mikkelsen, A.Jager Hyundai 54,5s
4 Thierry Neuville, N.Gilsoul Hyundai 56,8s
5 Elfyn Evans, S.Martin Ford 1m08,7s
6 Kris Meeke, S.Marshall Toyota 1m36,5s
7 Sebastien Loeb, D.Elena Hyundai 1m38,1s
8 Pontus Tidemand, O.Floene Ford 3m08,0s
9 Janne Tuohino, M.Markkula Ford 7m17,3s
10 Lorenzo Bertelli, S.Scattolin Ford 11m58,3s