Sébastien Ogier
Num duelo entre Sébastien, foi Ogier a levar a melhor na terceira etapa do Rali de Monte Carlo, primeira prova do Mundial de Ralis de 2022, com Loeb (Ford Puma Rally1) a cair para o segundo posto. A diferença entre ambos no final de sábado é agora de 21,1 segundos, com o piloto da Toyota Gazoo a perfilar-se como o mais sério candidato ao triunfo.

Ogier regressou ao comando da prova na secção matinal, acabando depois por abrir a vantagem ao longo da tarde, com destaque para a derradeira especial do dia, na qual ganhou 16,1 segundos a Loeb. Um resultado que Ogier pode ‘agradecer’, de certa forma, ao seu rival, uma vez que decidiu mudar para a mesma configuração de pneus – quatro pneus macios – depois de ver escolha idêntica no carro de Loeb.

Eventualmente, a vantagem conseguida na terceira etapa deixa Ogier no caminho certo para garantir o triunfo na prova monegasca, mas Loeb admite que ainda não ‘atirou a toalha’, contando lutar até ao final neste seu regresso à modalidade após um longo hiato.

Mais indecisão existiu na definição do terceiro classificada, uma vez que Elfyn Evans (Toyota Gazoo), que seguia de perto o duo da frente, sofreu uma saída de estrada na 11ª classificativa e perdeu muitos minutos depois de obrigar à interrupção da especial.

Imune aos infortúnios alheios, Craig Breen (Ford M-Sport) ascendeu ao terceiro posto, embora esteja já a 1m26s do líder. Melhorando o seu ritmo, mas aproveitando também os azares de outros pilotos, Kalle Rovanpera (Toyota Gazoo) levou o seu GR Yaris ao quarto posto, tendo mesmo ganhado as duas últimas classificativas do dia.

O quinto lugar é ocupado por Gus Greensmith (Ford M-Sport), que também tem tido uma prova problemática, com problemas mecânicos neste arranque de época.

Também Thierry Neuville (Hyundai) sofreu problemas com o seu i20 N Rally1, devido à quebra de um amortecedor do seu carro, perdendo as hipóteses de lutar pelo pódio. O belga caiu para o sexto lugar.

Azar também para Ott Tanak (Hyundai), que danificou o radiador do seu i20 N Rally1 depois de uma ligeira saída de estrada, sendo obrigado a desistir, numa combinação com um furo no seu carro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.