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Rali de Monte Carlo: Loeb regressa em grande e faz história no Mundial de Ralis

Sébastien Loeb

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Sébastien Loeb regressou ao Mundial de Ralis (WRC) para fazer aquilo que foi um hábito na sua carreira: vencer. O veterano piloto francês triunfou no Rali de Monte Carlo, primeira prova do campeonato de 2022, batendo num duelo muito renhido o seu compatriota Sébastien Ogier, sabendo-se já que ambos não vão fazer a totalidade do campeonato. Fica a dúvida se o campeonato não teria mais a ganhar com uma outra decisão por parte dos dois pilotos, os mais vitoriosos de sempre da modalidade.

Aos 47 anos de idade, Loeb tornou-se no piloto mais velho a ganhar uma prova da categoria, conseguindo também o primeiro triunfo com um carro da nova era híbrida do WRC, cabendo esse feito ao Ford Puma Rally1.

Tal como muitas vezes antes, Loeb inverteu a classificação a seu favor nas derradeiras especiais do rali. Depois de ter começado o dia a mais de 20 segundos de Ogier, o piloto que nas duas primeiras semanas de janeiro esteve no Dakar na Arábia Saudita virou o jogo a seu favor, tirando partido de um pneu dianteiro furado no Toyota GR Yaris Rally1 de Ogier que assim caiu para o segundo posto na penúltima especial.

Depois, sem vacilar, Loeb segurou a vantagem no troço final e alcançou aquele que foi o seu oitavo triunfo no Rali de Monte Carlo, batendo Ogier por 10,5 segundos. Curiosamente, ambos detêm agora oito triunfos na prova monegasca. “Não esperava tanto quanto decidi vir até aqui. Foi uma grande batalha. O Ogier foi bastante rápido e ontem e mesmo hoje tive algumas dificuldades”, referiu Loeb no final.

Mas, essa não é a única curiosidade associada à vitória do piloto francês. Com 50 anos, a professora Isabelle Galmiche, no lugar do navegador, obteve também o seu primeiro triunfo nos ralis ao mais alto nível.

Depois, Craig Breen (Ford Puma Rally1) garantiu o terceiro lugar, tendo feito uma prova regular e, sobretudo, isenta de grandes erros ou problemas como os que afetaram outros pilotos, como Elfyn Evans, Thierry Neuville ou Ott Tanak. Breen terminou a 1m39,8s, garantindo um ótimo resultado de conjunto para a Ford M-Sport.

Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1) terminou a prova no quarto lugar, tendo feito uma prova de recuperação depois de ter chegado a estar fora do 10 no final da primeira etapa, na quinta-feira. Uma pilotagem regular e os azares alheios levaram-no à orla do pódio (ganhando ainda cinco pontos suplementares por ter sido o mais rápido na ‘Power Stage’), tendo ficado à frente de Gus Greensmith (Ford Puma Rally1) e de Neuville (Hyundai i20 N Rally1), que foi o melhor da marca sul-coreana neste arranque de temporada.

Classificação final
1. S Loeb / I Galmiche FRA Ford Puma 3hr 00min 32.8sec
2. S Ogier / B Veillas FRA Toyota GR Yaris +10.5sec
3. C Breen / P Nagle IRL Ford Puma +1min 39.8sec
4. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris +2min 16.2sec
5. G Greensmith / J Andersson GBR Ford Puma +6min 33.4sec
6. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 +7min 42.6sec

Mundial de Pilotos (após 1 de 13 provas)
1. S Loeb 27 pts
2. S Ogier 19
3. K Rovanperä 17

Mundial de Construtores (após 1 de 13 provas)
1. M-Sport Ford 42 pts
2. Toyota Gazoo 39
3. Hyundai Shell Mobis 13