Rali de Mortágua: assalto à liderança do campeonato

30/04/2019

A dupla Ricardo Teodósio/José Teixeira (Skoda Fabia R5) ocupa a vice-liderança do Campeonato de Portugal de Ralis
A luta pela liderança do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) promete ser renhida em Mortágua, na 3.ª prova da temporada, agendada para os dias 3 (sexta-feira) e 4 (sábado) de maio.

Na lista de 52 inscritos, dos quais 23, sendo R5 mais de metade (13) , na competição principal, destaque para os regressos de Miguel Barbosa, José Pedro Fontes, Armindo Araújo e Pedro Meireles, entre outros e, no plano inverso, para as ausências do ainda líder, Ricardo Moura, e, por opção, de Bruno Magalhães, 3.º classificado.

O piloto apoiado pela Hyundai Portugal regressará noVodafone Rali de Portugal, deixando para Armindo Araújo a defesa das cores da marca coreana.

Em posição privilegiada para ascender ao topo, Ricardo Teodósio é um dos favoritos à vitória no rali do Clube Automóvel do Centro. O piloto algarvio, vice-líder do campeonato, entrou a ganhar na nova época – impôs-se no Serras de Fafe – e promete continuar nessa senda:

«Este ano, vamos tentar vencer, por todas as razões, até porque na época passada foi o nosso pior rali», promete o piloto do Skoda Fabia.

«Há alterações significativas em alguns troços, o que é bom para nós, para aí tentarmos fazer a diferença em relação à concorrência, que conhece melhor a prova do que nós», referiu Ricardo Teodósio, que conta apenas com uma participação em Mortágua.

Para Miguel Barbosa, atual 4.º classificado e que conta apenas com uma pontuação, este rali antevê-se crucial no sentido de o piloto do Skoda Fabia posicionado na corrida ao título.

Com um início de época prometedor – fará apenas o 3.º rali ao volante do Ford Fiesta R5 – o jovem Miguel Correia, com Pedro Alves ao lado vai tentar confirmar as boas indicações já dadas.

Com um início de época prometedor, Miguel Correia, com Pedro Alves ao lado no Ford Fiesta R5, ocupa o 5.º lugar do campeonato

«Fizemos testes, para validar algumas alterações no carro e o trabalho ficou bem feito, pois chegámos a um bom compromisso para melhorar o nosso andamento », sublinha. «Vamos ver como as coisas correrão, pois Mortágua é um rali duro; por isso, teremos de fazer uma prova com juízo e sem cometer erros». Para o piloto bracarense, «terminar será sempre um bom resultado».

No lugar imediato, em termos de campeonato, está José Pedro Fontes (Citroën C3), que tem apenas uma pontuação e surge no lote dos candidatos ao triunfo

Armindo Araújo quer repetir brilharete

Vencedor em Mortágua o ano passado, em que proporcionou à Hyundai a primeira vitória nacional, Armindo Araújo, com Luís Ramalho ao lado, regressa ao CPR após ausência nos Açores. Recorde-se que os pilotos escolhem para pontuar oito das nove provas, sendo contabilizados os sete melhores resultados.

A dupla campeã nacional em título quer repetir o resultado de 2018 e Armindo Araújo confessa que «estamos muito motivados, embora saibamos que este ano há algumas secções novas no rali. Todavia, penso que as características gerais se mantêm e acredito na competitividade do i20 R5».

O piloto de Santo Tirso antevê dificuldades, uma vez que «este ano, o campeonato continua muito equilibrado, o que motiva todas as equipas que lutam pelo título, como é o nosso caso», acrescentou o pentacampeão nacional.

A dupla campeã nacional em título, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Hyundai i20 R5) quer repetir o triunfo do ano passado em Mortágua

Outro dos candidatos aos lugares cimeiros é Pedro Meireles, que fará o segundo rali com o VW Polo GTI.

Entre os out-siders, referência para António Dias (Skoda Fabia), 7.º classificado no CPR; Joaquim Alves (Skoda Fabia), Pedro Almeida (Skoda Fabia); Paulo Meireles e Manuel Castro, ambos em Hyundai i20; Nuno Madeira e o espanhol Daniel Villaron, em Ford Fiesta.

Nas 2 RM, Hugo Lopes (Peugeot 208 R2) defende liderança, mas Paulo Neto (Citroën DS3 R3T), Daniel Nunes (Peugeot 208 R2) e Gil Antunes (Renault Clio RS R3t) não vão facilitar a vida ao piloto de Viseu.

Adruzilo Lopes em Mitsubishi Lancer

O pluricampeão nacional Adruzilo Lopes enobrece a lista de inscritos do Rali de Mortágua, neste regresso ao volante de um carro de grupo N, mais concretamente um Mitsubishi Lancer Evo IX.

Espetacular e rápido, em particular nos pisos de terra, o piloto de Regilde será, decerto, mais um atrativo para os adeptos dos ralis acorrerem às classificativas, embora respeitando, escrupulosamente, as regras de segurança.

Ver mais em:

www.ralidemortagua.pt

http://www.fpak.pt/