Ponto alto da temporada automobilística em Portugal, o Rali de Portugal, que terá a sua 55ª edição em maio, irá contar com uma das mais recheadas listas de inscritos de sempre, com cem equipas de 25 nacionalidades a postos para mais uma prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC).

A quarta prova do Campeonato do Mundo de Ralis de 2022 é o evento que registou maior número de inscrições, com uma centena de equipas já asseguradas para este ali, sendo também uma prova da qualidade do Rali de Portugal e dos troços escolhidos pela organização, uma vez mais a cargo do Automóvel Club de Portugal (ACP).

Na luta pela vitória absoluta, onde os carros da categoria Rally 1 (num total de 12) serão naturalmente protagonistas, perfilam-se vários candidatos, mas com dois pesos-pesados da disciplina a sobressaírem: Sébastien Loeb (navegado por Isabelle Galmiche, em Ford Puma Rally 1) e Sébastien Ogier (acompanhado por Benjamin Veillas, em Toyota GR Yaris Rally 1), que voltam assim a repetir o duelo entre os dois homónimos franceses, o último dos quais acabou por ter lugar este ano no Rali de Monte Carlo.

Os dois pilotos têm um calendário de participações pontuais, pelo que ambos voltam a reencontrar-se em Portugal para gáudio dos muitos entusiastas que terão assim direito à reedição de uma luta que marcou uma época do WRC. Em conjunto, os dois franceses registam sete triunfos na prova portuguesa (dois de Loeb e cinco de Ogier), currículo mais do que suficiente para que possam ser apontados como principais favoritos ao triunfo.

Lista de candidatos

Com a mira apontada para a vitória também partem as duplas da Toyota Gazoo Racing WRT, Kalle Rovanperä/Jonne Haltunnen – atuais líderes do Campeonato de Pilotos e Navegadores, após a vitória em dois dos três ralis já disputados (Suécia e Croácia) – e Elfyn Evans/Scott Martin, a dupla vencedora da edição do ano passado do Rali de Portugal, mas que esta época ainda anseia por um bom resultado, algo que a dupla do quarto Toyota GR Yaris Rally 1, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston, também pretende alcançar.
Nome que dispensa apresentações, Sébastien Loeb está de regresso ao Rali de Portugal com o Ford Puma Rally1 para tentar mais um triunfo após os obtidos em 2007 e 2009.

Expetativas elevadas tem também a equipa Hyundai Shell Mobis WRT, até pelo valor da sua tripla de pilotos que alinhará no Hyundai i20 N Rally 1: Thierry Neuville/Martjin Wydaeghe, Ott Tänak/Martin Järveoja (Campeões do Mundo em 2019) e a dupla Dani Sordo/Candido Carrera, que voltará a ser um dos pretextos para uma autêntica “invasão” espanhola de aficionados da modalidade.

Do lado da M-Sport Ford WRT, para além de Loeb/Galmiche, também Craig Breen/Paul Nagle poderão ter uma palavra a dizer na discussão das primeiras posições, algo que os colegas de equipa aos comandos dos Ford Puma Rally 1 oficiais – Adrien Formaux/Alexandre Coria, Gus Greensmith/Jonas Andersson e Pierre Louis Loubet/Vincent Landais – pelo menos no campo teórico, terão mais dificuldade em fazer.

De resto, a variação das condições meteorológicas, a ordem de partida do primeiro dia e as escolhas de pneus, prometem ser decisivas e baralhar facilmente os resultados, numa prova que regista, desde já, um novo recorde viaturas da categoria ‘Rally 1’ à partida de uma prova do WRC, com 12 inscritos.

Animação extra no WRC2 e WRC3

Além da categoria principal, o Rali de Portugal é também pontuável para diversas competições paralelas que darão um cunho ainda mais emotivo à prova. É o caso, por exemplo, do WRC2 (verdadeira antecâmara do WRC), onde pilotos das subcategorias “Open”, Junior” “Masters” procuram dar nas vistas, chamando a atenção das equipas oficiais do WRC.

Nesta categoria e naquele que é o pelotão mais compacto de competidores, destaque para a presença dos principais candidatos ao título – Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (atuais líderes do WRC2 e vencedores das duas primeiras provas), em Skoda Fabia R5 Evo, e Yohan Rossel/Valentin Sarreaud, em Citroën C3 R5, vencedores da última prova na Croácia. Mas não faltam outros nomes de relevo, como Olivier Solberg/Elliott Edmondson, em Hyundai i20 N, Nikolay Gryazin/Kostantin Aleksandrov, em Skoda Fabia R5 Evo, ou mesmo Eric Camilli/Thibault Delahaye, em Citroën C3 R5, e Teemu Suninen/Mikko Markkula, em Hyundai i20 N Rally 2, pilotos que já tripularam carros WRC oficiais e que aspiram ainda a poderem sentar-se num dos novos Rally1 no futuro, caso consigam dar nas vistas no WRC2.

Já no WRC3, categoria reservada exclusivamente aos Ford Fiesta Rallye 3 de quatro rodas motrizes, dois dos vencedores das três primeiras provas marcam igualmente presença, assumindo-se também, por isso, como favoritos. As duplas Sami Pajari/Enni Malkonen e Lauri Jonna/Mikael Korhonen poderão muito bem ser os próximos “finlandeses voadores”, começando a preparar-se para o estrelato já em Portugal.

CPR reúne melhores pilotos portugueses

Sem argumentos competitivos para lutar pelas vitórias absolutas, o pelotão de pilotos portugueses concentrar-se-á em disputar o triunfo para as contas do ‘nacional’, naquela que é a quarta jornada do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR). Além da conquista da sempre prestigiante posição de melhor português, o desafio passa por ser o mais rápido no conjunto das nove provas especiais que totalizarão a primeira etapa, que marcará o desfecho das hostilidades da competição portuguesa.

Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia R5 Evo) partem como líderes do campeonato, mas vão contar não só com a forte oposição das duplas oficiais do Team Hyundai Portugal, Bruno Magalhães/Carlos Magalhães e Ricardo Teodósio/José Teixeira (ambos em Hyundai i20 N Rally 2), como também da rapidez da Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia R5 Evo), a formação que se tornou, no Rally Terras d’Aboboreira, a mais recente vencedora do CPR, bem como de José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën C3 R5), certamente também com uma palavra a dizer na luta pelo triunfo.

Para acompanhar com todo o interesse serão também duas competições monomarca: a Peugeot Rally Cup Ibérica, disputada com os Peugeot 208 Rally 4, e a Toyota Gazoo Racing Iberian Cup, com os Toyota Yaris GR.

A jornada portuguesa do WRC tem lugar entre 19 e 22 de maio (quinta-feira a domingo), ao longo de oito secções e 21 provas especiais.