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Rali de Portugal de 2022 com três super-especiais pela primeira vez

Elfyn Evans no Rali de Portugal de 2021. Foto: Paulo Maria / DPPI

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O Automóvel Club de Portugal (ACP) apresentou a edição de 2022 do Rali de Portugal, que será disputado entre 19 e 22 de maio, estando projetado um total de 343,3 quilómetros disputados ao cronómetro ao longo de 22 classificativas no Norte e Centro do país.

Marcando simultaneamente o 50º aniversário do WRC e a 55ª edição da prova organizada pelo ACP, o WRC Vodafone Rally de Portugal contará com a nova geração de carros híbridos Rally1, sendo a estreia dos mesmos em pisos de terra, apresentando como novidades em termos de formato a criação de três super-especiais, a disputar em Coimbra, Lousada e Porto.

Oficialmente, os primeiros quilómetros em pisos de terra dos novos carros do Mundial de Ralis vão poder ser vistos, no dia 19 de maio (quinta-feira), no ‘Shakedown’ do Rally de Portugal que, mais uma vez, volta a realizar-se em Baltar/Paredes. No fundo, é o derradeiro teste que pilotos e equipas têm para definirem ou corrigirem as últimas afinações, com horário previsto entre as 09h01 e as 14h00.

Um dia que também ficará marcado pelo início da luta contra o cronómetro, com a Super-Especial de Coimbra. Uma estreia absoluta na prova organizada pelo ACP, com início marcado para as 20h40. Uma classificativa com três quilómetros de extensão, desenhada no perímetro urbano da cidade do Mondego, que promete proporcionar muito espetáculo aos aficionados.

A exemplo das últimas edições, o primeiro dia “a sério” do WRC Vodafone Rally de Portugal (20 de maio, sexta-feira) será marcado pela passagem em quatro das mais emblemáticas classificativas do Centro do país: Lousã, Góis, Arganil e Mortágua. Especiais que serão percorridas por duas vezes (com exceção de Mortágua), antes da viagem ao Norte, onde, ao final da tarde (19H03), tem lugar a Super-Especial de Lousada. No total, 122,88 quilómetros que vão ajudar a perceber a hierarquia dos candidatos aos diversos títulos.

No dia 21 de maio, as equipas têm pela frente três duplas passagens pelas classificativas de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, esta última com partida de Mondim de Basto. De regresso ao final do dia, a Super-Especial do Porto, com início previsto para as 19h03. Um total de 159,14 quilómetros cronometrados no desafio de sábado.

A ronda pelas sempre espetaculares classificativas de Fafe está marcada para o último dia do WRC Vodafone Rally de Portugal. No domingo, os concorrentes têm pela frente uma dupla passagem por três troços, num total de 58,22 quilómetros: Felgueiras, Montim e Fafe. E, a exemplo dos últimos anos, a segunda passagem por Fafe volta a ter o estatuto de ‘Power Stage’. Ou seja, a classificativa que premeia os cinco pilotos mais rápidos com pontos adicionais, independentemente de terminarem nos lugares pontuáveis para o Mundial.

No total, a edição 2022 do Vodafone Rally de Portugal assenta num percurso de 1.535,35 quilómetros, dos quais 343,30 são disputados ao cronómetro, num total de 22 classificativas.

O Vodafone Rally de Portugal é a quarta prova do calendário do Mundial de Ralis e, em competição, estarão, também, as categorias WRC2, WRC2 Junior, WRC3, WRC3 Junior, bem como o Campeonato de Portugal de Ralis, a Peugeot Rally Cup Ibérica e a Toyota GAZOO Racing Iberian Cup.

A Exponor, em Matosinhos, acolhe o centro de operações e o parque de assistência das equipas participantes.