Kalle Rovanperä venceu o Rali de Portugal ao volante de um Toyota Yaris Rally1, tornando-se no mais jovem vencedor da prova, aos 21 anos de idade. Elfyn Evans, vencedor em Portugal no ano passado, confirmou a ‘dobradinha’ da Toyota, marca que chega ao sétimo triunfo em solo luso. Num rali com emoção até ao último quilómetro, Dani Sordo garantiu o derradeiro lugar do pódio para a Hyundai, enquanto Armindo Araújo (Skoda) voltou a ser o melhor português.

O jovem piloto finlandês ganhou a sua terceira prova consecutiva no Mundial de Ralis e começa a ser um caso sério na candidatura ao título, dispondo agora de 46 pontos de vantagem sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai). Depois de ter sido campeão do Mundo do WRC2 aos 19 anos e de ter ganho a sua primeira prova no WRC aos 20, Kalle Rovanperä parece empenhado em juntar o título de campeão do WRC ao seu pecúlio, embora ainda falte muito campeonato até ao final da temporada.

Rovanperä teve, em Portugal, o maior teste à sua liderança do WRC, já que teve de ‘abrir’ a estrada no primeiro rali de terra de sempre dos novos Rally1 híbridos. Sem se intimidar com a tarefa, o jovem piloto da Toyota chegou ao final da primeira etapa no segundo lugar, ‘só’ perdendo 13,6s para o seu companheiro de equipa, Elfyn Evans… que tinha sido o nono a partir para os troços.

A partir daí, os dois pilotos da Toyota encetaram um duelo intenso que durou até à penúltima especial, quando Rovanperä ganhou mais 2,4s a Evans e colocou a diferença entre ambos nos nove segundos. O ‘selo’ da vitória foi colocado na ‘Power Stage’ de Fafe que encerrou a prova lusa, na qual Rovanperä bateu toda a concorrência por mais de dois segundos, amealhando a pontuação máxima.

“Neste momento parece que estamos a guiar muito bem”, referiu Rovanperä. “Começar a ‘abrir’ a estrada aqui e, mesmo assim, conseguir lutar pela vitória foi muito bom. Um grande obrigado ao Jonne (Halttunen) e também à equipa. Tivemos condições muito duras no terreno e o nosso carro foi sempre perfeito. Podemos todos estar muito felizes”, apontou. A Toyota, refira-se, ficou a uma vitória de igualar a Lancia e Citroën (oito vitórias cada) no número de triunfos em Portugal.

Evans também não ficou propriamente desiludido com o segundo lugar. Este ano, o galês tinha como melhor resultado o quinto lugar na Croácia e o segundo posto em Portugal é um tónico de confiança importante para Evans, que continua a ter o português Rui Soares como engenheiro.

Ainda mais emocionante foi a discussão pelo derradeiro lugar do pódio. Dani Sordo conseguiu superar Takamoto Katsuta já na Power Stage e colocou a Hyundai no pódio final, minimizando, assim, os diferentes azares que foram afetando Thierry Neuville (quinto) e Ott Tänak (sexto).

Ainda mais cinzenta foi a prova da M-Sport Ford. Aos 48 anos, Sébastien Loeb ainda foi um dos quatro líderes do rali, mas ficou de fora com aquilo que classificou como o “erro mais estúpido da minha carreira”, na sexta-feira. O jovem Pierre-Louis Loubet, a fazer a sua estreia na M-Sport, foi o melhor representante da equipa britânica, no sétimo lugar, logo na frente de Craig Breen (problemas de travões este domingo) e Adrien Formaux.

Rossel surpreende no WRC2, Armindo foi o melhor português

No WRC2, Teemu Suninen (Hyundai) desperdiçou uma vitória que parecia certa, com um despiste na Power Stage, abrindo caminho para um triunfo inesperado de Yohan Rossel (Citroën). Os Skoda de Kajetan Kajetanowicz e Chris Ingram (vencedor Júnior) completaram o pódio final, numa prova em que Armindo Araújo (Skoda) foi quinto classificado (entre os WRC2), logo na frente de Ricardo Teodósio (Hyundai). Foi a 11.ª vez que o piloto de Santo Tirso foi o melhor português na prova ‘mundialista’ do ACP.

Armindo Araújo (Crédito: João da Franca/ACP)

Teodósio, por outro lado, já tinha ganhado a ronda do Campeonato de Portugal de Ralis, que terminou na sexta-feira, com Ernesto Cunha (Peugeot) a ser o mais forte nos 2 Rodas Motrizes. Jean-Michel Raoux (Volkswagen) ganhou entre os Masters, Sami Pajari (Ford) fez o mesmo no WRC3 Júnior e Andres Marieyhara triunfou na Peugeot Rally Cup Ibérica.

Classificação final

1. Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) 3h44m19,2s
2. Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) +15,2s
3. Dani Sordo/Cándido Carrera (Hyundai i20 N Rally1) + 2m17,3s
4. Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) +2m19,4s
5. Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) +2m37,8s
6. Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +4m45,7s
7. Pierre-Louis Loubet/Vincent Landais (Ford Puma Rally1) +5m52,1s
8. Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) +7m03,4s
9. Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) +8m09,6s
10. Yohan Rossel/Valentin Sarraeud (Citroën C3) (1ª WRC2) +13m48,9s

Campeonato de Pilotos
1. Kalle Rovanperä (FIN) 106 pts
2. Thierry Neuville (BEL) 60
3. Takamoto Katsuta (JPN) 38
4. Ott Tänak (EST) 37
5. Elfyn Evans (GBR) 36
6. Craig Breen (IRL) 34
7. Sébastien Loeb (FRA) 27
8. Gus Greensmith (GBR) 20
9. Sébastien Ogier (FRA) 19
9. Dani Sordo (ESP) 19

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.