Rali de Portugal: Tanak confirma triunfo em última etapa emocionante

02/06/2019

Se a Toyota chegou a ter o Rali de Portugal dominado pelos seus três carros, a realidade no final da prova revela que Ott Tanak nunca esteve particularmente descansado na frente, apesar da aparente superioridade sobre os demais pilotos. Com uma última etapa repleta de incidências, o estónio acabou por segurar a sua vantagem e garantir um suado, mas merecido triunfo. Thierry Neuville (Hyundai) ficou com o segundo lugar e Sébastien Ogier (Citroën) garantiu o lugar mais baixo do pódio depois de um acidente de Kris Meeke (Toyota).

Se os dois primeiros dias já tinham revelado uma dureza implacável para máquinas e pilotos, o derradeiro dia também não foi misericordioso nesse aspeto, já que os pisos muito escorregadios aliados ao calor e ao desgaste acumulado de ambas as partes favoreceram o surgimento de falhas – mecânicas ou humanas.

Foram esses os casos de Esapekka Lappi (Citroën), que capotou na primeira especial do dia, de Sébastien Loeb (Hyundai), que danificou a suspensão do seu carro na Power Stage e perdeu imenso tempo, de Gus Greensmith (M-Sport Ford), que também danificou a suspensão do seu Fiesta após o salto na última classificativa, causando um acidente espetacular ou, de forma mais inesperada, pelo erro de Meeke na abordagem a uma curva para a direita, que provocou o seu abandono com um pódio praticamente garantido.

O britânico da Toyota cortou em demasia uma curva e embateu numa pedra, danificando de forma definitiva a sua suspensão. Um azar para a marca japonesa que chegou a ter Jari-Matti Latvala e Meeke a secundar Tanak no pódio. Porém, já hoje, Meeke havia perdido tempo com um pião e, perto do final da prova, então, o erro que lhe custou o pódio.

Com tudo isto e apesar de algumas interrupções da prova para remoção dos carros acidentados, Tanak obteve uma vitória saborosa, conseguindo também o seu objetivo de não ficar na liderança do campeonato para não ter de abrir o próximo rali. “Esta foi, definitivamente, uma das minhas vitórias mais duras de sempre – tivemos de lutar bastante e tivemos muitos problemas”, afirmou o estónio da Toyota, mostrando também satisfação pelo facto de Ogier manter a liderança e a desconfortável posição de abertura no próximo Rali da Sardenha, igualmente duro para o primeiro dos troços.

Campeonato de Pilotos

Sébastien Ogier – 142
Ott Tänak – 140
Thierry Neuville – 132
Elfyn Evans – 65
Kris Meeke – 56
Teemu Suninen – 44
Sébastien Loeb – 39
Jari-Matti Latvala – 38
Andreas Mikkelsen – 36
Esapekka Lappi – 34

Campeonato de Construtores

Hyundai WRT – 202
Toyota Gazoo Racing – 182
Citroën Total WRT – 158
M-Sport Ford WRT – 122

Com uma prova sólida, Neuville beneficiou dos azares alheios para chegar ao fim no segundo lugar, a 15,9s, amealhando pontos preciosos na luta pelo título, tendo tirado partido ainda da estratégia da equipa ao colocar os outros dois carros de Dani Sordo e de Sébastien Loeb – num papel que o francês admitiu não ser do seu agrado – a limpar os troços para o belga.

Já Ogier acaba por ter um resultado agridoce. Por um lado, subiu ao pódio da prova (a 57,1s do vencedor) e amealhou os pontos da Powerstage (que venceu com 0,9 segundos de vantagem sobre Neuville, ao passo que Tanak foi o terceiro e Teemu Suninen o quarto), mas ao mesmo tempo esta combinação fez com que garantisse também o papel de ‘batedor’ na Sardenha, que não era o seu objetivo inicial.

Teemu Suninen logrou terminar a competição no quarto posto, ainda que a 2m41,5s do vencedor, mas o piloto da M-Sport demonstrou rapidez nalgumas fases da prova (como na Powerstage), merecendo a posição. Atrás de si ficou Elfyn Evans, seu colega de equipa, enquanto o sexto lugar foi ocupado pelo vencedor da categoria WRC2, Kalle Rovanpera, com um Skoda Fabia R5.

 

1. O. TÄNAK M. JÄRVEOJA TOYOTA GAZOO RACING WRT

M

Tempo total

3:20:22.8

2. T. NEUVILLE N. GILSOUL HYUNDAI SHELL MOBIS WORLD RALLY TEAM

M

+15.9

3. S. OGIER J. INGRASSIA CITROEN TOTAL WRT

M

+57.1

4. T. SUNINEN M. SALMINEN M-SPORT FORD WORLD RALLY TEAM

M

+2:41.5

5. E. EVANS S. MARTIN M-SPORT FORD WORLD RALLY TEAM

M

+7:08.3

6. K. ROVANPERÄ J. HALTTUNEN SKODA MOTORSPORT

WRC2PRO

+10:34.2

7. J. LATVALA M. ANTTILA TOYOTA GAZOO RACING WRT

M

+11:28.2

8. J. KOPECKY P. DRESLER SKODA MOTORSPORT

WRC2PRO

+11:41.9

9. P. LOUBET V. LANDAIS PIERRE-LOUIS LOUBET

WRC2

+12:46.3

10. E. BERGKVIST P. BARTH EMIL BERGKVIST

WRC2

+14:28.4

11. H. SOLBERG I. MINOR HENNING SOLBERG

WRC2

+14:54.5

12. E. PIETARINEN J. RAITANEN EERIK PIETARINEN

WRC2

+15:09.8

13. N. GRYAZIN Y. FEDOROV NIKOLAY GRYAZIN

WRC2

+15:10.6

14. B. GUERRA J. ZAPATA BENITO GUERRA

WRC2

+16:09.1

15. A. HELLER J. DIAZ ALBERTO HELLER

WRC2

+17:40.7

16. A. ARAUJO L. RAMALHO ARMINDO ARAÚJO

WRC2

+18:37.4

17. G. DE MEVIUS M. WYDAEGHE GUILLAUME DE MEVIUS

WRC2

+19:27.2

18. S. TEMPESTINI S. ITU SIMONE TEMPESTINI

WRC2

+19:52.7

19. B. MAGALHAES H. MAGALHAES BRUNO MAGALHÃES

WRC2

+20:49.4

20. P. ALMEIDA N. ALMEIDA PEDRO ALMEIDA

WRC2

+26:21.5

21. T. KATSUTA D. BARRITT TAKAMOTO KATSUTA

WRC2

+27:04.8

22. J. PEDRO FONTES C. MAGALHAES JOSÉ PEDRO FONTES

WRC2

+27:23.7

23. D. SORDO C. DEL BARRIO HYUNDAI SHELL MOBIS WORLD RALLY TEAM

M

+27:24.8

24. M. OSTBERG T. ERIKSEN CITROEN TOTAL

WRC2PRO

+29:42.8

25. R. YATES J. MORGAN RHYS YATES

WRC2

+31:06.4

26. . “PEDRO” E. BALDACCINI PEDRO

WRC2

+38:20.5

27. L. PIENIAZEK J. GERBER M-SPORT FORD WORLD RALLY TEAM

WRC2PRO

+41:29.3

28. R. BELL D. GARROD RUAIRI BELL

+44:55.8

29. J. FERNANDO RAMOS J. JANELA RMC MOTORSPORT

+1:11:22.9

30. G. LINNAMAE V. KORSIA ALM MOTORSPORT

+1:11:49.6

31. N. TEJPAR M. FREEMAN NABILA TEJPAR

+1:20:25.2

32. D. DINKEL C. FURST DOMINIK DINKEL

+1:32:35.3

33. H. MIRANDA R. TEIXEIRA HÉLDER MIRANDA

+2:00:31.9