Se os dois primeiros dias já tinham revelado uma dureza implacável para máquinas e pilotos, o derradeiro dia também não foi misericordioso nesse aspeto, já que os pisos muito escorregadios aliados ao calor e ao desgaste acumulado de ambas as partes favoreceram o surgimento de falhas – mecânicas ou humanas.
Foram esses os casos de Esapekka Lappi (Citroën), que capotou na primeira especial do dia, de Sébastien Loeb (Hyundai), que danificou a suspensão do seu carro na Power Stage e perdeu imenso tempo, de Gus Greensmith (M-Sport Ford), que também danificou a suspensão do seu Fiesta após o salto na última classificativa, causando um acidente espetacular ou, de forma mais inesperada, pelo erro de Meeke na abordagem a uma curva para a direita, que provocou o seu abandono com um pódio praticamente garantido.
O britânico da Toyota cortou em demasia uma curva e embateu numa pedra, danificando de forma definitiva a sua suspensão. Um azar para a marca japonesa que chegou a ter Jari-Matti Latvala e Meeke a secundar Tanak no pódio. Porém, já hoje, Meeke havia perdido tempo com um pião e, perto do final da prova, então, o erro que lhe custou o pódio.
Com tudo isto e apesar de algumas interrupções da prova para remoção dos carros acidentados, Tanak obteve uma vitória saborosa, conseguindo também o seu objetivo de não ficar na liderança do campeonato para não ter de abrir o próximo rali. “Esta foi, definitivamente, uma das minhas vitórias mais duras de sempre – tivemos de lutar bastante e tivemos muitos problemas”, afirmou o estónio da Toyota, mostrando também satisfação pelo facto de Ogier manter a liderança e a desconfortável posição de abertura no próximo Rali da Sardenha, igualmente duro para o primeiro dos troços.
Campeonato de PilotosSébastien Ogier – 142
Ott Tänak – 140
Thierry Neuville – 132
Elfyn Evans – 65
Kris Meeke – 56
Teemu Suninen – 44
Sébastien Loeb – 39
Jari-Matti Latvala – 38
Andreas Mikkelsen – 36
Esapekka Lappi – 34Campeonato de Construtores
Hyundai WRT – 202
Toyota Gazoo Racing – 182
Citroën Total WRT – 158
M-Sport Ford WRT – 122
Com uma prova sólida, Neuville beneficiou dos azares alheios para chegar ao fim no segundo lugar, a 15,9s, amealhando pontos preciosos na luta pelo título, tendo tirado partido ainda da estratégia da equipa ao colocar os outros dois carros de Dani Sordo e de Sébastien Loeb – num papel que o francês admitiu não ser do seu agrado – a limpar os troços para o belga.
Teemu Suninen logrou terminar a competição no quarto posto, ainda que a 2m41,5s do vencedor, mas o piloto da M-Sport demonstrou rapidez nalgumas fases da prova (como na Powerstage), merecendo a posição. Atrás de si ficou Elfyn Evans, seu colega de equipa, enquanto o sexto lugar foi ocupado pelo vencedor da categoria WRC2, Kalle Rovanpera, com um Skoda Fabia R5.
1. | O. TÄNAK | M. JÄRVEOJA | TOYOTA GAZOO RACING WRT |
M |
Tempo total
3:20:22.8 |
2. | T. NEUVILLE | N. GILSOUL | HYUNDAI SHELL MOBIS WORLD RALLY TEAM |
M |
+15.9 |
3. | S. OGIER | J. INGRASSIA | CITROEN TOTAL WRT |
M |
+57.1 |
4. | T. SUNINEN | M. SALMINEN | M-SPORT FORD WORLD RALLY TEAM |
M |
+2:41.5 |
5. | E. EVANS | S. MARTIN | M-SPORT FORD WORLD RALLY TEAM |
M |
+7:08.3 |
6. | K. ROVANPERÄ | J. HALTTUNEN | SKODA MOTORSPORT |
WRC2PRO |
+10:34.2 |
7. | J. LATVALA | M. ANTTILA | TOYOTA GAZOO RACING WRT |
M |
+11:28.2 |
8. | J. KOPECKY | P. DRESLER | SKODA MOTORSPORT |
WRC2PRO |
+11:41.9 |
9. | P. LOUBET | V. LANDAIS | PIERRE-LOUIS LOUBET |
WRC2 |
+12:46.3 |
10. | E. BERGKVIST | P. BARTH | EMIL BERGKVIST |
WRC2 |
+14:28.4 |
11. | H. SOLBERG | I. MINOR | HENNING SOLBERG |
WRC2 |
+14:54.5 |
12. | E. PIETARINEN | J. RAITANEN | EERIK PIETARINEN |
WRC2 |
+15:09.8 |
13. | N. GRYAZIN | Y. FEDOROV | NIKOLAY GRYAZIN |
WRC2 |
+15:10.6 |
14. | B. GUERRA | J. ZAPATA | BENITO GUERRA |
WRC2 |
+16:09.1 |
15. | A. HELLER | J. DIAZ | ALBERTO HELLER |
WRC2 |
+17:40.7 |
16. | A. ARAUJO | L. RAMALHO | ARMINDO ARAÚJO |
WRC2 |
+18:37.4 |
17. | G. DE MEVIUS | M. WYDAEGHE | GUILLAUME DE MEVIUS |
WRC2 |
+19:27.2 |
18. | S. TEMPESTINI | S. ITU | SIMONE TEMPESTINI |
WRC2 |
+19:52.7 |
19. | B. MAGALHAES | H. MAGALHAES | BRUNO MAGALHÃES |
WRC2 |
+20:49.4 |
20. | P. ALMEIDA | N. ALMEIDA | PEDRO ALMEIDA |
WRC2 |
+26:21.5 |
21. | T. KATSUTA | D. BARRITT | TAKAMOTO KATSUTA |
WRC2 |
+27:04.8 |
22. | J. PEDRO FONTES | C. MAGALHAES | JOSÉ PEDRO FONTES |
WRC2 |
+27:23.7 |
23. | D. SORDO | C. DEL BARRIO | HYUNDAI SHELL MOBIS WORLD RALLY TEAM |
M |
+27:24.8 |
24. | M. OSTBERG | T. ERIKSEN | CITROEN TOTAL |
WRC2PRO |
+29:42.8 |
25. | R. YATES | J. MORGAN | RHYS YATES |
WRC2 |
+31:06.4 |
26. | . “PEDRO” | E. BALDACCINI | PEDRO |
WRC2 |
+38:20.5 |
27. | L. PIENIAZEK | J. GERBER | M-SPORT FORD WORLD RALLY TEAM |
WRC2PRO |
+41:29.3 |
28. | R. BELL | D. GARROD | RUAIRI BELL |
|
+44:55.8 |
29. | J. FERNANDO RAMOS | J. JANELA | RMC MOTORSPORT |
|
+1:11:22.9 |
30. | G. LINNAMAE | V. KORSIA | ALM MOTORSPORT |
|
+1:11:49.6 |
31. | N. TEJPAR | M. FREEMAN | NABILA TEJPAR |
|
+1:20:25.2 |
32. | D. DINKEL | C. FURST | DOMINIK DINKEL |
|
+1:32:35.3 |
33. | H. MIRANDA | R. TEIXEIRA | HÉLDER MIRANDA |
|
+2:00:31.9 |