A Toyota alcançou um dos seus melhores resultados de sempre no Mundial de Ralis (WRC), garantindo os quatro primeiros lugares no Rali Safari, uma das provas mais exigentes e desafiantes do calendário em virtude do piso demolidor e do calor. O jovem Kalle Rovaneperä foi o melhor da ‘armada’ japonesa, garantindo assim a sua quarta vitória da temporada, à frente dos seus colegas de equipa Elfyn Evans e Takamoto Katsuta.

Como esperado, o rali mostrou-se um desafio complicado de gerir para muitos pilotos e equipas, colocando à prova a fiabilidade e competências dos participantes no Mundial de Ralis – de acordo com a Pirelli, foram danificadas mais de 100 rodas e pneus, numa prova da dureza deste rali queniano.

Com uma consistência fenomenal, Kalle Rovanperä deu mais uma excelente demonstração e firmou de forma mais veemente a sua candidatura ao título de pilotos, vencendo a prova com 52,8 segundos de vantagem sobre Elfans, que não teve argumentos para se opor ao finlandês de 21 anos de idade. Uma vez chegado à liderança da prova, na tarde de sexta-feira, Rovanperä não mais largou esse lugar e, atendendo aos problemas dos pilotos que o rodeavam, construiu uma vantagem importante que foi gerindo a preceito.

Se Rovanperä estava naturalmente satisfeito, também a Toyota Gazoo Racing não se coibiu de celebrar um resultado histórico, ao ocupar os quatro primeiros lugares desde o Rali do Quénia de 1993.

Evans foi o segundo, depois de se ter visto a braços com furos no seu GR Yaris Rally1, mas nunca pareceu ter o ritmo suficiente para pressionar o finlandês, ainda que também não tivesse grande pressão atrás de si. O japonês Katsuta ficou com o lugar mais baixo do pódio, mas a 49,9 segundos de Evans, ao passo que Sébastien Ogier foi o quarto melhor na prova africana, depois de ter perdido muito tempo com problemas de pneus e no motor do Yaris Rally1 resultantes da poeira local.

Nos dois campeonatos, a liderança está do lado da marca japonesa: Rovanperä lidera o de Pilotos com 145 pontos, mais 65 do que o belga Thierry Neuville (Hyundai), que foi o quinto, a mais de dez minutos do vencedor, mas com a particularidade de ter recebido uma penalização de, precisamente, dez minutos por ter desistido na última especial de sábado.

Regressando à prova no domingo, manteve o quinto lugar para amealhar pontos importantes para o campeonato, a que se juntaram os cinco pontos do triunfo na ‘Power Stage’, mas não deixa de estar agora mais distante do líder da tabela.

Craig Breen foi o melhor representante da Ford, terminando na sexta posição apesar de ter sofrido bastantes problemas com a suspensão do seu carro, circunstância que também levou o Puma Rally1 de Adrien Fourmaux ao abandono. O outro carro de Gus Greensmith não evitou um despiste mais aparatoso para ficar fora da luta pelos primeiros lugares.

Já a participação de Sébastien Loeb (Ford) voltou a ser de curta duração, tal como já havia sucedido no Rali de Portugal, com o francês a abandonar na sexta-feira com problemas de motor no seu Puma Rally1 para regressar depois atrasado e a terminar na oitava posição.

Campeonato de Pilotos
1 K. Rovanperä 145 pontos
2 T. Neuville 80
3 O. Tänak 62
4 T. Katsuta 62
5 C. Breen 60
6 E. Evans 57
7 S. Loeb 35
8 S. Ogier 34
9 D. Sordo 34
10 G. Greensmith 28
11 P. Loubet 18
12 E. Lappi 17
13 A. Mikkelsen 12
14 O. Solberg 9

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