Rali Serras de Fafe: Dani Sordo e vários campeões no arranque de um supercampeonato

21/02/2019

Armindo Araújo e Luís Ramalho (Hyundai) iniciam defesa do título
Uma lista invejável – 77 inscritos, 59 dos quais na prova principal–; 27 R5 e um cartaz encabeçado pelo espanhol Dani Sordo, piloto oficial da Hyundai no WRC e por cinco campeões nacionais, que totalizam 14 títulos, são aliciantes do Rali Serras de Fafe, que se realiza dias 22 (6.ª feira) e 23 (sábado) de fevereiro.

A prova do Demoporto é a verdadeira gala de abertura de um Campeonato de Portugal que se prevê empolgante, participado e com vários candidatos bem apetrechados em luta pelo título.

Neste rali, a estreia pelas mãos de Pedro Meireles do novo VW Polo GTI R5 é outro aliciante, a juntar aos regressos de Bruno Magalhães, em estreia com um Hyundai, com programa completo, e de Ricardo Moura, vencedor o ano passado e desta vez ao volante de um Skoda Fabia.

Tarefa espinhosa para a dupla campeã nacional formada por Armindo Araújo e Luís Ramalho, tão forte se apresenta a concorrência.

Para o piloto do Hyundai, neste rali, «é importante perceber como estão os nossos adversários e como nos posicionamos em termos de andamentos». Os testes decorreram sem percalços, «foram produtivos, o que nos deixou confiantes», confessou Armindo Araújo.

Em relação à prova inaugural do Campeonato de Portugal de Ralis e do Troféu Europeu FIA, Armindo Araújo adiantou:

«Partimos com a ambição de vencer como sucede em todas as provas e vamos lutar por isso. O rali de Fafe é muito técnico, difícil e torna-se necessário dosear o andamento em função do estado dos pisos».

Ricardo Moura com um dos cinco carros da ARC Sport

A ARC Sport, equipa campeã nacional em título, faz alinhar cinco carros, sendo de destacar os regressos do tricampeão Ricardo Moura, de novo em dupla com António Costa, e de Joaquim Alves.

O piloto açoriano venceu o ano, mas desta vez alinha ao volante de um Skoda Fabia.

«No seguimento do que decidi para o meu futuro na modalidade, vou participar nesta prova pois é um rali que gosto e, profissionalmente, foi possível conciliar, pois é uma prova disputada numa zona do país muito especial para quem tem esta paixão», referiu Ricardo Moura.
Ricardo Teodósio e José Teixeira (Skods) continuam na ARC Sport para tentar a conquista do título

Ricardo Teodósio quer ganhar

Apostado em lutar pelo título, que escapou na derradeira prova do ano passado, Ricardo Teodósio e José Teixeira renovam a aposta na equipa e no Skoda Fabia.

«Pretendemos continuar com a cadência do ano passado, mas o que queremos mesmo é ganhar. O Skoda conta com evoluções em termos de motor e suspensões e foi realizado um excelente trabalho nas sessões de testes que fizemos. Penso que poderá chegar, mas só no terreno é que poderemos confirmar», adiantou o piloto algarvio.

Para Ricardo Teodósio, «este poderá ser um dos campeonatos mais disputados de sempre; por isso, queremos estar em Fafe para ganhar».

Joaquim Alves (Skoda) regressa com Carlos Magalhães

Outro regresso, naturalmente saudado, é o de Joaquim Alves, que este ano vai ter a seu lado, agora num Skoda Fabia, o consagrado Carlos Magalhães.

«Vamos tentar fazer um Rali Serras de Fafe mais focados em ser consistentes, evoluindo e ganhando ritmo competitivo ao longo da prova, revelou o piloto de Cesar.

Jovens sobem patamar

O ano passado, Pedro Almeida e Miguel Correia, ambos pilotos da ARC Sport, foram as revelações da época.

Após estreia de excelente nível no campeonato de 2018, com um Ford Fiesta R5, Pedro Almeida e Nuno Almeida vão participar no CPR 2019 com um novo Skoda Fabia R5.

A primeira prova é em Fafe, onde o piloto nortenho vai «tentar entrar com ritmo razoável e situarmo-nos na frente do segundo pelotão, pois este é um campeonato ainda mais competitivo que o do ano passado», adiantou Pedro Almeida

«Pretendemos fazer um campeonato melhor e os testes que realizámos foram bastante positivos, embora com poucos quilómetros. Mas, estamos entusiasmados com o novo carro. O objetivo principal é terminar esta prova que gosto bastante, pois é o rali mais perto de casa. Por isso, o entusiasmo é redobrado», sublinhou Pedro Almeida.

Na sequência de uma prometedora estreia em competição o ano passado, Miguel Correia mantém Pedro Alves como navegador,, mas troca o Renault Clio R3 pelo mais competitivo Ford Fiesta R5.

«Os testes correram muito bem e acho que tive uma excelente adaptação, embora em toada baixa, porque conheço bem os meus limites. Este vai ser mais um ano de aprendizagem. O carro é fantástico e dá confiança e prazer de condução», referiu Miguel Correia, que vai tentar juntar o útil ao agradável: completar o rali e aprender a guiar o Fiesta».

A 2.ª edição da Peugeot Rallye Cup Ibérica promete espetáculo

Peugeot Rallye Cup Ibérica com 23 inscritos

A prova inaugural da temporada, que deverá proporcionar nova enchente nas classificativas de Fafe, palco de lamentáveis reconhecimentos ilegais (infelizmente é prática recorrente) reconhecimentos ilegais, sobre os quais parece ter caído o manto do secretismo.

A segurança deve ser acautelada pelos espetadores que terão ainda oportunidade de ver em ação os 23 inscritos na Peugeot Rallye Cup Ibérica, reservada aos Peugeot 208 R2, competição em que alinham pilotos portugueses (9), espanhóis (11), britânicos e um estónio, em dupla com um navegador ucraniano.

O 32.º Rali Serras de Fafe tem 13 classificativas (total de 124,44 km), incluindo a especial citadina noturna com novo traçado.

A sessão de qualificação – três passagens, sendo a última a contar – serve para definir – por escolha dos pilotos – a ordem de saída dos 10 primeiros e é novidade esta temporada.

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