Rali Serras de Fafe: líder Dani Sordo é de outro campeonato

23/02/2019

Dani Sordo e Carlos del Barrio (Hyundai)a dar espetáculo em Fafe
O arranque do Campeonato de Portugal de Ralis e do European Rally Trophy Iberia confirmou, em absoluto, as expectativas geradas em torno desta edição do Rali Serras de Fafe: muito público, apesar de se tratar de uma 6.ª feira à tarde, a deixar antever verdadeira enchente na derradeira etapa, sendo de notar a larga presença de espetadores espanhóis.

Em pleno centro de Fafe, o parque de assistência, com localização excelente, atraiu as atenções do público para um rali mais aprimorado em termos organizativos e promocionais, ainda que os reconhecimentos ilegais fossem – uma vez mais — assunto na ordem do dia, ensombrando de algum modo o início da temporada.

Quem entrou com o pé esquerdo foi Pedro Meireles, que na sessão de qualificação para ditar a escolha da ordem de partida – ganha por Dani Sordo – capotou o novo VW Polo GTI R5, embora sem grandes danos materiais.

Em termos desportivos, domínio, natural e já esperado, de Dani Sordo (Hyundai), que garantiu vantagem de 13,3 segundos na dupla passagem por Luílhas.

O piloto espanhol sublinhou que «viemos a este rali simplesmente para rodar um pouco antes do México, próxima prova do WRC», Se acordo com Sordo, «os troços não são muito parecidos com os do México, mas é um rali que está aqui próximo de casa e é bonito. E também é sempre um prazer correr aqui. Espero desfrutar da prova e fazer um bom rali, tentando naturalmente lutar pela vitória», adiantou o piloto oficial da Hyundai.

O regressado Ricardo Moura, em dupla com António Costa no Skoda Fabia, terminou a 1.ª etapa como vice-líder e melhor portuguêsEntre os melhores valores nacionais, a luta foi interessante.

Neste capítulo, destacaram-se, com bom nível exibicional, dois pilotos da ARC Sport e ambos em Skoda Fabia: o açoriano Ricardo Moura, rápido e eficaz, não acusou a longa paragem e esteve em plano evidência; o algarvio Ricardo Teodósio, sempre exuberante, mostrou a proverbial garra em ambas as passagens pelo troço de Luilhas, tendo a primeira ficado assinalada por um pião.

A completar a supremacia Skoda em termos nacionais – Sordo é de outra guerra e não entra nas contas do campeonato – Miguel Barbosa deu a entender que a candidatura ao título não é mera falácia.

Armindo Araújo e Bruno Magalhães empatados

Entre os pilotos apoiados pela Hyundai Portugal empate ao cabo do 1.º dia: Armindo Araújo e Bruno Magalhães terminaram a 39,6 segundos do líder, com José Pedro Fontes (Citroën) a ficar a 1,6 segundos de ambos.

Nas duas rodas motrizes (2 RM), entrada em bom plano do torriense Pedro Antunes, que garantiu vantagem apreciável em relação a Daniel Nunes. Em tempo de estreia ao volante de um Peugeot 208 R2, Carlos Fernandes terminou o dia na 3.ª posição.

Este sábado, o espetáculo promete: a partir das 9.00 horas, dupla passagem matinal por Ruivães (9,65 km), S. Pedro (8,02 km) e Aboim/Rio Vizela (10,32 km); à tarde, Montim (8,52 km ) e Lameirinha (10,84 km), igualmente, por duas vezes.

O pódio, no centro de Fafe, está marcado para as 17.39 horas.

Ver mais em:

http://cpr.cronobandeira.com/index.php?lang=0&evento=1&local=140&rfr=1&idx=1