O cartaz é de grande qualidade, em nomes e no número recorde de 26 R5 inscritos, o que deixa perspetivar espetáculo de grande nível, decerto presenciado por uma impressionante mole humana, a comprovar a enorme popularidade dos ralis em Portugal.
Na hora do arranque, Miguel Barbosa, que faz dupla com Paulo Babo na metade inicial da época, admite que «o objetivo para esta época é mesmo sermos campeões nacionais, apesar das dificuldades acrescidas, uma vez que vai ser um supercampeonato, o que é sempre muito motivante», adiantou o piloto no decorrer da apresentação do programa para 2019 e que teve como cenário a Foz do Douro, no Porto.
«O campeonato cresceu brutalmente em qualidade e quantidade com o regresso de campeões nacionais, o aparecimento de novos pilotos e carros. Vamos ter, à partida., uma mão cheia de campeões , o que torna o campeonato bem difícil», sublinhou o piloto que continua fiel ao Skoda Fabia R5.
O carro sofreu pequenas evoluções, mas é o campeão do mundo, continua muito competitivo, apesar de outras marcas, caso da Citroën, terem já lançado a segunda geração e a VW surgir com um carro novo».
Para Miguel Barbosa, «todos os R5 são bons e, por isso, o carro não é desculpa. Temos de fazer o nosso trabalho e com atenção aos adversários».Para trás ficou uma temporada irregular, embora o piloto considere que «demos um salto em termos de competitividade e de performance, mas faltou regularidade e cometemos alguns erros».
Mau tempo e outros percalços nos testes
A preparação da nova época não foi isenta de percalços: «fomos obrigado s a adiar o início dos testes devido ao mau tempo e escolhemos outra data para rodar no sentido de ganharmos ritmo, No entanto, surgiu a GNR, acabaram os testes e a Sports & You foi multada. Era o último dia em podíamos testar no troço de S. Pedro e essa ação da GNR retirou-nos a possibilidade de testar no último dia permitido para o fazer no troço de S. Pedro», explicou Miguel Barbosa, aludindo a um episódio controverso, que marcou os testes em Fafe.
Com um dia de testes para adaptação e dois em pleno, Miguel Barbosa considera que «estamos bem preparados para encara um rali de que gosto muito. O Rali Serras de Fafe é em piso de terra, o meu tipo de superfície preferido e que proporciona mais espetáculo e atrai mais público. Para além destes fatores, Fafe tem uma tradição enorme e com a lista de inscritos deste ano vai ser incrível».
Paulo Babo só na fase de terra
Na época e que assinala 30 anos de carreira nos ralis, Paulo Babo vai fazer dupla com Miguel Barbosa apenas nas provas em piso de terra, ou seja, deixa o banco do lado direito do Skoda Fabia no final do Rali de Portugal.
Na fase de asfalto, será Jorge Carvalho Jr. a sentar-se ao lado de Miguel Barbosa.
Para o navegador de Marco de Canaveses, o tempo é de mudança: de carro e de piloto, o que, neste caso, pressupõe alteração das notas.