Rali Serras de Fafe: Miguel Barbosa renova candidatura ao título

19/02/2019

A estreia da dupla Miguel Barbosa/Paulo Babo:(Skoda Fabia R5) é no Rali Serras de Fafe
Está à porta o início (22 e 23 de fevereiro) do Rali Serras de Fafe, prova inaugural do Campeonato de Portugal de Ralis, igualmente pontuável para o Troféu Europeu FIA.

O cartaz é de grande qualidade, em nomes e no número recorde de 26 R5 inscritos, o que deixa perspetivar espetáculo de grande nível, decerto presenciado por uma impressionante mole humana, a comprovar a enorme popularidade dos ralis em Portugal.

Na hora do arranque, Miguel Barbosa, que faz dupla com Paulo Babo na metade inicial da época, admite que «o objetivo para esta época é mesmo sermos campeões nacionais, apesar das dificuldades acrescidas, uma vez que vai ser um supercampeonato, o que é sempre muito motivante», adiantou o piloto no decorrer da apresentação do programa para 2019 e que teve como cenário a Foz do Douro, no Porto.

«O campeonato cresceu brutalmente em qualidade e quantidade com o regresso de campeões nacionais, o aparecimento de novos pilotos e carros. Vamos ter, à partida., uma mão cheia de campeões , o que torna o campeonato bem difícil», sublinhou o piloto que continua fiel ao Skoda Fabia R5.

O carro sofreu pequenas evoluções, mas é o campeão do mundo, continua muito competitivo, apesar de outras marcas, caso da Citroën, terem já lançado a segunda geração e a VW surgir com um carro novo».

Para Miguel Barbosa, «todos os R5 são bons e, por isso, o carro não é desculpa. Temos de fazer o nosso trabalho e com atenção aos adversários».

Para trás ficou uma temporada irregular, embora o piloto considere que «demos um salto em termos de competitividade e de performance, mas faltou regularidade e cometemos alguns erros».

Mau tempo e outros percalços nos testes

A preparação da nova época não foi isenta de percalços: «fomos obrigado s a adiar o início dos testes devido ao mau tempo e escolhemos outra data para rodar no sentido de ganharmos ritmo, No entanto, surgiu a GNR, acabaram os testes e a Sports & You foi multada. Era o último dia em podíamos testar no troço de S. Pedro e essa ação da GNR retirou-nos a possibilidade de testar no último dia permitido para o fazer no troço de S. Pedro», explicou Miguel Barbosa, aludindo a um episódio controverso, que marcou os testes em Fafe.

Com um dia de testes para adaptação e dois em pleno, Miguel Barbosa considera que «estamos bem preparados para encara um rali de que gosto muito. O Rali Serras de Fafe é em piso de terra, o meu tipo de superfície preferido e que proporciona mais espetáculo e atrai mais público. Para além destes fatores, Fafe tem uma tradição enorme e com a lista de inscritos deste ano vai ser incrível».

Quanto ao adversário a derrotar, Miguel Barbosa coloca Armindo Araújo na mira: «é o atual campeão nacional e todos vão querer roubar-lhe o título».
O navegador Paulo Babo (à direita na foto) fará com Miguel Barbosa apenas a metade inicial do campeonato

Paulo Babo só na fase de terra

Na época e que assinala 30 anos de carreira nos ralis, Paulo Babo vai fazer dupla com Miguel Barbosa apenas nas provas em piso de terra, ou seja, deixa o banco do lado direito do Skoda Fabia no final do Rali de Portugal.

Na fase de asfalto, será Jorge Carvalho Jr. a sentar-se ao lado de Miguel Barbosa.

Para o navegador de Marco de Canaveses, o tempo é de mudança: de carro e de piloto, o que, neste caso, pressupõe alteração das notas.

Paulo Babo revelou ao MOTOR 24 que «a adaptação tem de ser minha, pois todos os pilotos utilizam notas diferentes. Uns têm notas de andamento, outros de trajetória. No caso do Miguel Barbosa são ligeiramente diferentes em relação às do José Pedro Fontes», revelou.