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Responsável da Red Bull diz que anulação de cinco GP de F1 custará 100 milhões

Dr. Helmut Marko during the FIA Formula One World Championship 2019 in Spielberg, Austria on June 29, 2019 // Philip Platzer/Red Bull Content Pool // AP-1ZSYDWKW91W11 // Usage for editorial use only //

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Fortemente alterado em virtude da pandemia de Covid-19, o Mundial de Fórmula 1 continua sem uma data prevista para o seu início depois de também o GP do Azerbaijão, agendado inicialmente para o início de junho, ter sido adiado.

No total, foram já alteradas oito datas de Grandes Prémios, com o GP do Mónaco anulado por impossibilidade de organização em data posterior. Para Helmut Marko, conselheiro desportivo da Red Bull Racing, as repercussões financeiras destes adiamentos poderão ser catastróficas para a sobrevivência de algumas equipas.

O calendário para 2020 seria o maior de sempre, com 22 provas previstas, atendendo à estreia do Vietname e ao regresso dos Países Baixos, mas uma nova proposta de calendário poderá ter apenas 15 eventos, o que terá um outro efeito no lado financeiro: cada equipa recebe uma fatia no final do ano consoante a sua posição no campeonato de construtores, mas essa verba é resultante do total obtido no ano em termos de publicidade e direitos televisivos. Com a redução do calendário, o valor a dividir será forçosamente inferior.

“Todas as equipas enfrentam uma perda de receitas. Se cinco corridas forem canceladas, perder-se-ão 100 milhões [de euros]”, referiu Marko ao site austríaco Österreich, embora admita que algum do valor se poderá recuperar com o congelamento do regulamento para 2021, adiando a introdução de novos carros para 2022.

“Isso faz muito sentido. Agora temos um regulamento estável. Se congelarmos isso, o custo vai diminuir enormemente e a reformulação [técnica] ficaria abaixo do teto orçamental previsto”, acrescentou.

Uma das medidas tomadas pela FIA e pela Liberty, detentora dos direitos da modalidade, foi o adiantamento do fecho obrigatório das fábricas de agosto para abril, permitindo encaixar corridas num período que, usualmente, é de férias para as equipas, em pleno verão. Antes de encerrar, porém, Marko indica que a fábrica da Red Bull está a “trabalhar a fundo”, na esperança de “ter uma oportunidade de lutar pelo título com o Max [Verstappen]”.