Rodin FZED: Um monolugar para fazer de Lewis Hamilton

04/11/2019

Uma empresa neozelandesa, a Rodin Cars, anunciou o lançamento de um novo monolugar de custo mais acessível, mas capaz de proporcionar emoções próximas às de um carro de Grande Prémio.

Se o sonho de muitos é ser piloto de Fórmula 1, a possibilidade de que tal se torne uma realidade é praticamente nula, atendendo ao capital necessário para investimento ao longo da carreira e, claro, ao talento – que não raras vezes é elemento secundário face aos patrocinadores angariados pelo piloto. Outra hipótese passa pela aquisição de modelos históricos de equipas que passaram pela Fórmula 1 (ou GP2), havendo até competição oficial com base nesses carros, a Boss GP. Contudo, a escassez de peças e os custos de manutenção desses modelos (a par da sua raridade) tornam difícil que se mantenham em atividade.

No entanto, uma empresa da Nova Zelândia, a Rodin Cars, desenvolveu um novo monolugar para utilização em pista, seja na Boss GP, seja, por exemplo, em rampas, nas quais estes veículos são também bastante utilizados. Os carros são apresentados como alternativas aos Fórmula 1, dos quais não ficam muito distantes em termos de tempos por volta – embora não seja especificada de que era é o termo de comparação.

Liga das nações

O FZED é então o primeiro monolugar desta empresa, desenvolvido com a ajuda do campeão da Ferrari Challenge e fundador da Rodin Cars, David Dicker, dispondo de uma motor Cosworth GPV8, baseado no Cosworth XG que ganhou popularidade na Indy Racing League (IRL), debitando 680 CV de potência às 9600 rpm e 490 Nm de binário às 7600 rpm. Estes números impulsionam o FZED aos 160 km/h em apenas cinco segundos para uma velocidade máxima de 300 km/h. O peso do carro, sem condutor, é de 609 kg.

O motor V8 atmosférico de 3.8 litros está associado a uma caixa sequencial de seis velocidades fornecida pela Ricardo, com o sistema de travões em carbono disponibilizado pela Alcon. Os amortecedores ajustáveis em quatro vias TTX-40 são fornecidos pela Öhlins. Já o chassis é feito de fibra de carbono e o pacote aerodinâmico é desenvolvido em Itália pela HP Composites, fornecedores de outras marcas e equipas europeias. O fundo do carro apresenta um desenho inspirado na Indycar e não nos fundos planos apresentados nas competições de Grande Prémio na Europa.

Novo mercado

O FZED tem por base um outro monolugar, criado há alguns anos pela Lotus, o T125, embora atualizado pela Rodin Cars e por Dicker, com recurso à pista de testes situada na Nova Zelândia. A empresa aponta que o FZED cria “uma nova categoria de monolugares no mercado de monolugares de alta performance, com um novo modelo de rodas descobertas com a capacidade para rodar em tempos muito próximos dos da Fórmula 1”.

Os cinco primeiros monolugares estão atualmente em produção, todos com a pintura negra e dourada da Rodin Cars, embora os clientes possam depois acrescentar decorações à sua vontade. A empresa espera que o FZED chame a atenção a pilotos que queiram experimentar emoções próximas à da Fórmula 1 sem a complexidade, custos e riscos de possuir um monolugar histórico. Muitos dos componentes são, aliás, produzidos com recurso a novos métodos, como impressão 3D.

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Aliás, a empresa destaca que o Rodin FZED foi desenhado para ser mais fiável e duradouro, tendo o seu motor uma duração prevista de mais de 5000 quilómetros com gasolina normal de 98 octanas. O novo monolugar neozelandês poderá participar na série Boss GP na Europa e noutras competições ‘livres’.

“O Rodin FZED é uma proposta bastante mais prática e duradoura em comparação com a aquisição e utilização de um carro histórico de Grande Prémio. As pessoas compram-nos, eu tive um, mas são mais difíceis de manter e menos duráveis, além de haver o risco de ter um acidente com um carro com uma herança de competição importante. Alguns estão a tornar-se muito caros para arriscar numa pista ou as peças já não são acessíveis ou até disponibilizadas”, resumiu David Dicker, quanto à utilização destes carros comparativamente com os outros existentes.

Quanto ao preço, a Rodin Cars coloca o FZED a um custo de 650 mil dólares, o que considera “muito competitivo em comparação com um novo carro de GT3 e oferece, de longe, uma experiência de pilotagem mais pura”.

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