Steenbok é novidade na Baja TT Portalegre 500

24/10/2018

O Steenbok rodou em Grãndola nos derradeiros testes
 

É o mais novo da categoria T3 FIA: o Steenbok, construído pela francesa Pro Pulsion, estrutura do universo Sadev, tem estreia absoluta na Baja TT Portalegre 500 (25 a 27 de outubro).

O ensaio geral decorreu já em palco alentejano e o resultado foi deveras animador. Reina moderado otimismo no seio da equipa, à espera da prova da verdade.

O traçado desenhado na herdade das Barradas da Serra serviu às mil maravilhas para Benoît Vincendeau tirar as últimas conclusões relativas ao desempenho do Seenbok, um T3 que chegou a Grândola já com muitos quilómetros de testes.

«Fizemos quatro sessões de seis horas, ou seja, um dia completo de testes sem o mínimo problema», revelou ao MOTOR 24 o responsável francês, nome bem conhecido em Portugal, desde os tempos do Europeu de Autocrosse, em que ficaram para a história os despiques com os irmãos penafidelenses Rodrigo e Luís Ribeiro.

O ensaio geral do Steenbok decorreu sem problemas

O Steenbok impressiona pelo desempenho, uma vez que a relação peso-potência é o grande trunfo deste veículo dotado de caixa e velocidades sequencial –200 cv debitados pelo motor de 1 000cc para mover os 800 kg de peso – e que, à luz da regulamentação FIA não é um SSV – tão na moda – mas sim um protótipo construído de raiz de acordo com as normas da FIA.

A construção tem por base vários módulos, podendo o Steenbok ser entregue de acordo com a vontade o cliente, por exemplo, com ou sem carroçaria, na versão 4×4 ou de duas rodas motrizes, mais leve..

«Com o recurso a kit’s, é possível ter um up grade de tudo», revelou Benoît Vincendeau, que aludiu ao facto de «termos efetuado rigoroso testes de amortecedores com a Ohlins, Reiger e Donerre, acabando por escolher estes últimos».

Os testes decorreram de forma bastante animada e os resultados foram moralizadores

O Steenbok é um «brinquedo» com 3,05 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e 1,63 metros de altura. A suspensão, com um curso de 400 mm e pareceu particularmente eficaz. O Steenbok, dotado de jantes de 14 polegadas, travões de disco à frente e atrás, impressiona pela altura ao solo: 300 mm.

A Pro Pulsion, estrutura da Sadev para a construção de chassis para veículos de todo-o-terreno, ralicrose e kartcrosse, tem vasta experiência neste domínio .

A ligação da Sadev ao desporto automóvel tem outros ramos, sendo a fornecedora de transmissões para Hyundai e Citroën no WRC; Peugeot e M-Sport, igualmente nos ralis (R5) até às Fórmula 1 e E com a Renault.

A Sadev está instalada no norte de Portugal com uma unidade de produção de caixas de velocidade – 2000 unidades/ano – na zona industrial de Cete (Paredes) e onde trabalham meia centenas de colaboradores.

«Vamos construir mais um pavilhão e contratar pessoal», revelou Benoît Vincendeau.

MRacing é representante para Portugal e Espanha

Quanto à montagem final do Steenbok, é da responsabilidade de Stéphane Duplé, que tem estado ligado, como piloto à equipa de Mário Andrade, e que na Baja TT Portalegre 500 será navegador de Sebastien Vincendeau no Addax, cuja estreia, o ano passado, na baja do ACP, terminou com um capotanço após furo.

«Apenas temos uma unidade pronta, que vai conduzida pelo Bertrand (Vincendeau), mas apontamos, para já, a uma centena, a produção deste novo T3. China e Suécia são mercados que estão nos nossos objetivos prioritários.

A presença de Kenneth Hansen, nome grande do ralicrosse mundial, em Grândola, não deixou de ser significativa, revelando a importância do universo nórdico.

Uma fase dos testes nos campos alentejanos

Quanto a Portugal e Espanha, a MRacing é a representante», adiantou aquele responsável.

Presente em Grândola, seguindo com atenção todos os detalhes do teste final, Manuel Russo Jr. revelou ao MOTOR 24 que «há vários interessados, mas ainda nada foi concretizado. Trata-se de um conceito novo e é necessário esperar para ver».

O piloto espanhol Enrique Boafonte aproveitou para se sentar ao volante do Steenbok e efetuar algumas voltas ao traçado.

Lígia Albuquerque e Isabelle Pâtissier nas 24 Horas TT de Fronteira

Entretanto, o Steenbok vai alinhar nas 24 Horas TT Vila de Fronteira (30 de novembro a 2 de dezembro), com uma equipa plurinacional: Lígia Albuquerque regressa para integrar quarteto em que figuram a francesa Isabelle Patissieer, que conta mais de uma dezena de participações no Dakar e foi a 1.ª mulher a sagrar-se campeão do mundo ( categoria T1, em 2004) ; a espanhola Cristina Giampaoli e a luso-francesa Jessie Moura.

Lígia Albuquerque vai regressar nas 24 Horas TT Vila de Fronteira e já teve oportuniade de conduzir o Steenbok

Lígia Albuquerque teve, na herdade das Barradas da Serra, um primeiro contacto com o Steenbok. Apesar das más condições atmosféricas – chuva intensa e forte trovoada – o teste deixou a piloto nortenha muito entusiasmada. «É muito fácil de conduzir, a caixa sequencial ajuda imenso e a relação peso-potência excelente».

No imediato, a estreia afigura-se particularmente exigente: a Baja TT Portalegre 500 é o primeiro teste de fogo do novo T3 da Pro Pulsion/Sadev.