Publicidade Continue a leitura a seguir

Toyota é a primeira marca a revelar o seu carro para a ‘nova’ Le Mans

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Toyota tornou-se na primeira marca a revelar o seu novo carro para a categoria Hypercar de Le Mans que irá participar no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) de 2021. O GR010 Hybrid recorre ao princípio do sistema híbrido para tentar manter a liderança naquela nova categoria que substitui os LMP1. Este carro de competição irá dar origem a uma versão de produção em série.

Preparando uma nova fase de competição em Le Mans, a marca nipónica revelou o seu novo protótipo nas suas instalações de Colónia, na Alemanha, demarcando-se pelos princípios mais básicos de conceção e uma redução da potência em 32% face ao anterior TS050 Hybrid, o que faz com que a Toyota aponte uma incremento de 10 segundos no tempo por volta em Le Mans.

O GR010 Hybrid foi desenvolvido ao longo dos últimos 18 meses numa parceria entre os engenheiros da sede europeia em Colónia, na Alemanha, e os peritos em tecnologia híbrida em Higashi-Fuji, no Japão. O novo carro irá estrear também a denominação Racing Hybrid, para passar a mensagem de uma era de hibridação no desporto automóvel.

No lado técnico, o GR010 Hybrid incorpora uma tecnologia híbrida de tração integral, com um motor V6 de 3.5 litros turbo, capaz de debitar 680 CV de potência às rodas traseiras, combinando-se com o motor/gerador elétrico no eixo dianteiro, com uma potência de 272 CV, desenvolvido pela Aisin AW e pela Denso. A potência total está, no entanto, limitada a 680 CV (500 kW), o que quer dizer que o sistema de gestão eletrónica do GR010 Hybrid tem de reduzir a potência disponível consoante a quantidade de binário híbrido entregue.

Este novo protótipo, que carrega as aspirações e triunfos anteriores da Toyota em Le Mans nos seus ombros, terá as mesmas equipas na temporada do WEC de 2021, com os campões Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López a terem o carro com o número 7 e Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley a competirem com o carro número 8. Nyck de Vries continua a ser o piloto de testes e de reserva.

a carregar vídeo

A equipa já deu início a um intenso programa de desenvolvimento do GR010 Hybrid, com duas rondas de testes de três dias cada já concluídos para a equipa se conseguir adaptar aos novos regulamentos e à nova filosofia de competição. Note-se que, como parte das medidas para reduzir os custos de desenvolvimento, o novo GR010 Hybrid é 162 kg mais pesado do que o anterior TS050 Hybrid, sendo igualmente maior no comprimento (250 mm), na largura (100 mm) e na altura (100 mm).

Noutra condicionante emanada pelo regulamento, esta será a primeira vez desde o arranque da sua participação no WEC, que a Toyota Gazoo Racing terá de competir sem um motor/gerador traseiro, com o único MGU permitido a encontrar-se no eixo dianteiro. Isso faz com que tenha de contar com um motor de arranque convencional e com travões totalmente hidráulicos no eixo traseiro.

O desenvolvimento da aerodinâmica teve uma grande vertente de trabalho computacional, com simulações de ponta para otimizar a eficiência, a par dos necessários testes em túnel de vento. Imposta pelos regulamentos está também a obrigatoriedade de ter um único ‘pack’ de carroçaria homologado, não havendo por isso variações de carroçaria de acordo com o circuito. Dessa forma, respeitando os regulamentos técnicos, o GR010 Hybrid irá competir sempre com a mesma especificação aerodinâmica, quer nos circuitos rápidos, quer nos lentos, ajustando o único elemento ajustável, que é a asa traseira.

Outras marcas já comprometidas com os novos regulamentos de Le Mans são a Scuderia Cameron Glickenhaus (SCG), a Porsche, a Peugeot e a Audi, embora esta última esteja ainda num estádio muito embrionário do seu projeto.