Pronta para atacar o Dakar 2022 na sua máxima força, a Toyota Gazoo terá quatro novas GR DKR Hilux T1+ no arranque da prova em janeiro, procurando assim lutar pelo lugar mais alto do pódio. Nasser Al-Attiyah e Giniel de Villiers serão os dois pilotos de ponta da marca nipónica.

A apresentação oficial dos novos protótipos com que a Toyota Gazoo vai participar na edição de 2022 do Dakar decorreu esta manhã, com a decoração das GR DKR Hilux T1+ a ser finalmente revelada. Os mesmos continuarão a ser testados e evoluídos ao longo das próximas semanas até ao arranque da competição na Arábia Saudita.

A Toyota apresenta a nova Hilux T1+ como o maior salto tecnológico de sempre no seu programa de Dakar, desde que o mesmo foi criado em 2011. Um dos seus pontos fortes será o motor V6 bi-turbo de 3.5 litros que deriva do Land Cruiser 300 GR Sport, tendo no entanto mais binário em baixas rotações, bem como uma redução do peso, embora o peso geral do veículo até tenha aumentado para os 2000 kg devido aos regulamentos. A performance do novo motor é regulada pela FIA, dispondo de cerca de 400 CV em configuração de competição e aproximadamente 600 Nm de binário máximo.

Este motor recebeu algumas alterações importantes, embora mantenha elementos como os turbos e o intercooler relativamente ao motor de série. A orientação do intercooler teve de ser modificada, mas a parte é a mesma, sendo bastante eficiente, de acordo com a marca. A suspensão foi também renovada, com a Hilux T1+ a beneficiar de um aumento de curso de 280 mm para 350 mm, o que permite acomodar da melhor forma os novos pneus, que passam de 32” para 37” (com largura a aumentar de 245 mm para 320 mm).

As jantes em alumínio foram parte integrante do processo de desenvolvimento, com a equipa a decidir manter as mesmas sem revestimento, uma vez que beneficia a dissipação do calor dos travões. De resto, mantém a mesma configuração de motor central e de cockpit que já era utilizada desde o Dakar de 2016, levando consigo agora dois pneus suplentes em vez dos três que tinha de levar no passado, devendo-se esta mudança também a um novo protocolo regulamentar para a categoria T1+.

Já o desenho obedece aos mesmos princípios do que já é usado noutras categorias, como o Mundial de Resistência (WEC) ou o Mundial de Ralis (WRC), evidenciando a sua pertença à família Gazoo Racing.

Quarteto de ataque

A Toyota Gazoo irá contar com quatro destes novos veículos à partida. Em destaque estará a dupla Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel, vencedores da edição de 2019, com Giniel de Villiers (também vencedor da prova em 2009) a ser outro dos protagonistas (tendo a seu lado Dennis Murphy na edição de 2022). Os sul-africanos Henk Lategan/Brett Cummings estarão no terceiro carro, dispostos a comprovar o bom andamento do ano passado, enquanto o Hilux final será entregue à dupla Shameer Variawa/Danie Stassen.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.