A Toyota esteve vitoriosa nas 6h de Portimão, segunda ronda do Campeonato Mundial de Resistência (WEC). A vitória coube ao carro #8, tripulado por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, que são igualmente os defensores do título mundial da modalidade, assim como os anteriores vencedores das 24h de Le Mans.

Numa prestação de claro domínio, o Toyota vencedor liderou grande parte das 222 voltas que percorreu ao Autódromo Internacional do Algarve, que continua a agradar aos pilotos, seja pela sua dificuldade, ou pelas diferenças de elevação ao longos dos 4.684m desta pista portuguesa.

Já o Toyota GR010 Hybrid #7, vencedor da primeira prova do campeonato e pilotado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria López não teve a mesma sorte.
Após 80 minutos de “luta amigável” com os companheiros de equipa, estes foram obrigados a trocar um sensor do eixo traseiro esquerdo, que deve estar sempre em funcionamento contínuo, segundo os regulamentos. Toda a equipa trabalhou para devolver o carro #8 o mais rapidamente possível à pista, mas ainda assim foram 11 minutos e 7 voltas perdidas, o que lhes retirou qualquer hipótese de vitória ou pódio, terminando em 9º lugar, com 215 voltas percorridas no total.

Esta prova mostrou uma vez mais o potencial do GR010, que quer revalidar o título mundial, assim como vencer uma vez mais as 24h de Le Mans, que este ano comemora a sua 100ª edição.

As experiências da Toyota no mundo dos protótipos de resistência híbridos já somam mais de 10 anos, tendo iniciado o percurso em 2012, conseguindo nesse ano de estreia três vitórias com a “tripla” Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima. Em 2013 seguiu-se um pódio em Le Mans, com duas vitórias entre os dois carros da equipa.

Em 2014 foram conseguidas cinco vitórias, enquanto em 2015 a equipa não conseguiu qualquer triunfo, tendo acontecido, em 2016, o maior desaire com o carro número 5, que estava na liderança das 24h de Le Mans, a desistir, em cima da linha de meta quando faltavam 5 minutos para o final. No entanto, foi garantido mais um segundo lugar.
As primeiras (e tão desejadas) vitórias em Le Mans aconteceram em 2018 e 2019, anos onde também foi conquistado o Campeonato Mundial de Resistência, desde então dominado pela equipa japonesa.

Agora, numa realidade bem mais competitiva, com a chegada de novos concorrentes e num novo regulamento, a equipa busca a experiência destes últimos anos para se continuar a impor face aos adversários.

Da pista para a estrada…

Aproveitando a corrida em solo nacional, fomos à boleia do (ainda) mais jovem piloto a vencer as 24h de Le Mans, Alex Wurz, a bordo do Toyota GR86 para conhecer o traçado algarvio, mesmo antes da qualificação.

Sob um calor que nos fez lembrar dos meses de verão, o piloto Austríaco aproveitou para demonstrar o que o novo desportivo da marca japonesa é capaz de fazer no traçado algarvio, notando-se bem o incremento de potência do bloco 2.4l Boxer (face ao antecessor GT-86) que debita 234 CV. A tração traseira permitiu longos powerslides, enquanto a transmissão manual deste Toyota torna a condução mais “pura”, sendo um verdadeiro automóvel para entusiastas, com o piloto a afirmar que é “verdadeiramente divertido de conduzir”.

Quanto a outras propostas mais “racionais”, a Toyota Portugal apresentou durante a prova do campeonato mundial o Yaris Cross GR SPORT, uma nova variante do SUV híbrido de segmento B, para quem pretende um look mais desportivo, inspirado nos modelos mais radicais da marca japonesa.

O Yaris Cross GR SPORT destaca-se por um estilo exterior diferenciado, onde predomina a grelha frontal com o logo GR, jantes de 18’’ polegadas maquinadas, assim como um para-choques com desenho exclusivo. Em termos de cores, está apenas disponível um único conjunto, com o Cinza Dinâmico a revestir a carroçaria e o Preto “Night Sky” a tingir o tejadilho.

Num habitáculo com uma maior dotação de equipamento, encontramos detalhes específicos, como é o caso do volante com pele perfurada e logo GR, pedais em alumínio, bancos em Alcantara com maior apoio e sistema de som JBL.

O modelo está disponível por 33.280€, com a motorização 1.5 HEV de 116 CV e um consumo combinado de 4,9l/100 km.

Texto: Rodrigo Hernandez

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