Aproveitando um vazio regulamentar, uma das manobras comuns de Verstappen quando em luta por uma posição no final de um período de safety car era o posicionamento do seu carro ao lado do piloto precedente em pista, por vezes ocupando até aquela que seria a trajetória ideal. Dessa forma, o neerlandês conseguiria uma melhor saída para o reinício da prova após o regresso do safety car às boxes.
Esta mesma manobra foi feita por Verstappen nas três últimas corridas, incluindo a que definiu o campeão do mundo de 2021, mas a Federação Internacional do Automóvel (FIA) definiu agora que os pilotos não podem posicionar os seus carros ao lado de outro durante o safety car, numa medida que visa também reduzir o risco de acidentes desnecessários numa fase em que a corrida está neutralizada.
Os pilotos podem, no entanto, seguir linhas diferentes na pista e até situar-se perto do carro da frente desde que não os ultrapassem ou se coloquem ao seu lado.
Nas notas da FIA antes do evento, é indicado que “a partir do momento em que as luzes do carro [safety car] se apagam, os pilotos devem adotar um ritmo que não envolva aceleração ou travagem erráticas, nem qualquer outra manobra capaz de colocar em risco outros pilotos ou impedir o reinício da prova”, adicionando ainda um desenho esquemático exemplificativo do padrão a seguir pelos pilotos. Ali fica explícito que a manobra utilizada por Verstappen não será mais aceite.