Para uma grande maioria dos adeptos de automobilismo, conduzir um carro do Mundial de Ralis, apelidado de WRC, é um sonho praticamente inalcançável. Contudo, para espelhar essas sensações extremas, a Citroën recorreu ao advento da realidade virtual para permitir uma viagem única num dos novos C3 WRC.

Associando a imagem 4K a 360° e uma sonoridade 3D, o filme recentemente feito pela Citroën Racing permite a cada um descobrir a performance do C3 WRC, surgindo como resultado de um trabalho conjunto realizado entre a divisão de competição da marca francesa, a Radio France e os fornecedores de soluções tecnológicas de realidade virtual Firstage, 3D Sound Labs e Viaccess-Orca. Foi filmado no circuito de Versailles-Satory, tendo Stéphane Lefebvre e Gabin Moreau como protagonistas.

Para o efeito, o Citroën C3 WRC da dupla francesa viu-se equipado com um sistema de GoPro Omni, que sincroniza a imagem de seis câmeras de 4K. Posicionado no painel de bordo, este dispositivo permite ter uma vista panorâmica do cockpit ou da estrada.

No capítulo do som, o dispositivo incluía um micro 5.1, fixado ao centro do cockpit para capturar o ambiente geral, um microfone do tipo canon apontado ao painel de bordo, para gravar os sons da mecânica, e dois microfones colocados junto das rodas traseiras para registar as acelerações longitudinal e transversal. As conversas da tripulação recorrem ao sistema que normalmente integra o C3 WRC. O conjunto foi ligado a um gravador de oito pistas, firmemente ancorado na roda sobressalente.

O conjunto de dados recolhidos representa uns pesados 909 GB, arquivo que uma vez compactado, resulta num ficheiro de 4 minutos e 47 segundos que não pesa mais de 200 MB.

a carregar vídeo

Já para uma imersão total a 360°, há que munir-se de um capacete de Realidade Virtual. Diferente do som normalmente saturado de alguns conteúdos digitais, notem-se os sons oriundos dos 16 canais Ambisonics, dependendo do ângulo de observação. Enquanto isso, Stéphane Lefebvre segue as ordens com uma calma absoluta, enquanto Gabin Moreau anunciou as notas de andamento.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.