M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Nos anos 80, o Yugo foi o melhor exemplo da indústria automóvel jugoslava, basicamente um Fiat 127 com uma nova carroçaria que continuou a ser produzido durante muitos anos além do ciclo de vida normal, e que teria continuado em produção não fosse a guerra da separação da Jugoslávia. Apesar do seu tamanho, falta de potência e qualidade duvidosa, chegou a ser vendido na América do Norte, onde se tornou conhecido como o carro mais odiado do mundo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Mas mesmo estes veículos têm os seus fãs, que não conseguem evitar fazer qualquer coisa de diferente com ele. É o caso de um amante do tuning na América, que comprou um Yugo 55 e aproveitou apenas a carroçaria para o seu projeto pessoal: instalar um motor Chevrolet V8 de 5,3 litros, um cockpit completamente novo e pneus extremamente largos, com pregos.

Embora já tenha feito 400 metros em menos de oito segundos, no gelo conseguiu “apenas” 8,58 segundos a uma velocidade de 130 km/h, no evento Merrill Ice Drags, filmado pelo canal de YouTube 1320, da rede de fãs de tuning Bangshift.com. O que mesmo assim era algo que a fábrica não contava.