Volkswagen diz adeus à combustão interna na competição

A Volkswagen Motorsport anunciou que irá concentrar-se unicamente nas competições elétricas no futuro, demonstrando dessa forma o seu compromisso para com a eletrificação na marca.

De acordo com a Volkswagen, “a ênfase clara nos carros de competição completamente elétricos será suportada pelo adeus aos motores de combustão interna”, seguindo-se esta decisão aos feitos competitivos do seu protótipo ID.R, que tem vindo a marcar recordes de volta nalguns dos circuitos mais famosos do mundo, como Pikes Peak (EUA), Nürburgring (Alemanha), Goodwood (Reino Unido) e Tianmen (China).

Além disso, a Volkswagen Motorsport vai desenvolver um novo conceito de competição para a família ID. com base na plataforma modular elétrica (MEB), na qual vários veículos seriam baseados.

“A Volkswagen Motorsport desbravou novos caminhos com o ID.R e com os seus recordes em redor do mundo demonstrou o enorme potencial da motorização elétrica. Agora é o momento para o passo seguinte rumo ao futuro: no automobilismo, a Volkswagen está profundamente comprometida com a mobilidade elétrica e vai dizer adeus aos seus compromissos apoiados pela fábrica com recurso aos motores de combustão interna”, afirmou Frank Welsch, membro do Conselho de Administração dos automóveis de passageiros da Volkswagen com responsabilidade pelo desenvolvimento técnico.

Também a área da competição cliente será eletrificada de forma correspondente. Num primeiro passo, a produção do Golf GTI TCR será descontinuada no final de 2019, não havendo sucessor nos planos. No entanto, as peças suplentes e apoio técnico estão assegurados pelos próximos anos. Já o Polo GTI R5 continuará a funcionar em pleno na visão de competição cliente, mas não haverá participação oficial da marca nas provas de ralis.