Abandonado numa fase muito adiantada do projeto, o Polo WRC de nova geração era apontado como um dos candidatos mais fortes para manter o seu domínio no Mundial de Ralis (WRC). Contudo, com o cancelamento do projeto do WRC pela Volkswagen, o Polo WRC nunca será uma visão dos troços de competição do Mundial de Ralis.

No entanto, o diretor desportivo da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets, admite que existe a possibilidade de um dos Polo WRC efetuar uma demonstração pública, tratando-se do modelo que estava já preparado para competir no Rali de Monte Carlo de janeiro de 2017, contando assim com essa decoração oficial no lugar da camuflagem com que foi fotografado a ensaiar.

Em declarações ao Autosport.com, Smeets explica que um dos Polo WRC está a postos na fábrica de Hannover e que, “um dia, vamos mostrá-lo da forma que deveríamos fazê-lo – para que as pessoas possam olhar para ele como o próprio carro e não como o carro ‘zebra’ porque, é claro, toda a gente conhece este carro”.

Adiantando que não houve ainda muito tempo para pensar na forma de o fazer ou onde o fazer, o objetivo seria apresentar o carro “como estaria no início do Rali de Monte Carlo. É do nosso interesse fazê-lo, mas temos de falar com os nossos parceiros sobre isso”.

Quanto ao piloto para essa demonstração, nenhuma das figuras da equipa oficial de então deverá estar disponível: com Sébastien Ogier (Ford M-Sport), Jari-Matti Latvala (Toyota) e Andreas Mikkelsen (Hyundai) com novas equipas e obrigações contratuais em vigor, a Volkswagen deverá ter de recorrer a outro nome para guiar o retornado Polo WRC.

Note-se que uma boa parte do trabalho de desenvolvimento do WRC acabou por ser aproveitado para a versão R5 do Polo.