M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Um dos automóveis mais originais da Europa atingiu mais um aniversário. O Race Taxi de Fred Bernhard, um piloto amador suíço, anda há 11 anos a animar os track days da Europa Central, nas mesmas pistas onde têm lugar os Grandes Prémio de Fórmula 1 da Bélgica e da Europa. Construído com base numa VW Kombi “pão de forma”, do modelo original só sobra a carroçaria, e mesmo teve que levar peças adicionais para poder lidar com todas as modificações que saíram das ideias de Fred.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Bernhard sabia que queria colocar um motor Porsche no mesmo lugar onde estava o propulsor do Carocha. Para isso, teve que retirar o chassis e colocar a mesma base da carrinha Transporter T3, mas com novos amortecedores Bilstein e travões do Porsche 911. A transmissão foi retirada do 996 GT3 Cup de competição. Finalmente, Fred montou o motor do Porsche 993 GT2, o último com motor refrigerado a ar, com novas peças para aumentar a potência dos 408 para os 530 cv, doze vezes mais que os 42 cv do motor de origem.

De vez em quando, Bernhard dá umas voltas a grandes circuitos com passageiros ao lado. Mas geralmente o piloto suíço leva-o a “passear” a alta velocidade sozinho, surpreendendo os donos de muitos carros desportivos. É o caso deste vídeo, onde Fred “humilha” um 996 GT3 e um Aston Martin DB9 com uma “carrinha hippie” no circuito de Spa-Francorchamps.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.