No total, serão 37 os carros de diferentes classes presentes na prova americana, incluindo 11 protótipos da categoria principal Hypercar, dando-lhe ambicionada vitalidade depois de uma fase em que apenas a Toyota e a Scuderia Cameron Glickenhaus dispunham de ‘armamento’ de topo na categoria (a Alpine tinha um Hypercar baseado num LMP2 reconfigurado). No final da temporada passada, juntou-se ainda a Peugeot, com o seu Hypercar peculiar sem asa traseira.
Para 2023, a contenda promete ser bem mais disputada, com Toyota, Peugeot e Glickenhaus a assistirem à chegada de Cadillac, Ferrari, Porsche e Vanwall, antecipando-se aqui uma batalha renhida pelo topo da categoria.
A Toyota Gazoo Racing, atual campeã de construtores e de pilotos, mantém o seu alinhamento em termos de pilotos, mas a sua tarefa promete ser agora bem mais difícil, mesmo que os primeiros testes tenham mostrado que a formação nipónica mantém a sua competitividade ao ser a mais rápida em geral durante os dois dias de teste.
Nota para o regresso à competição do campeão do mundo de Fórmula 1 de 1997, Jacques Villeneuve, com a Vanwall, procurando assim regressar a competições de destaque. A Ferrari faz a estreia dos 499P, regressando à categoria principal dos protótipos depois de a sua última tentativa com o 333 SP da década de 1990.
Dois portugueses na luta dos LMP2Na categoria LMP2, o pelotão é composto por 12 inscritos, com a Alpine a dar um passo atrás de novo para esta categoria enquanto prepara o seu projeto de Hypercar para o próximo ano. Mas as atenções dos portugueses estarão em dois dos inscritos: Filipe Albuquerque volta a figurar na equipa United Autosport, enquanto Rui Andrade faz equipa com Robert Kubica e Louis Delétraz no Team WRT, que foi a campeã da categoria em 2021.
Por fim, nos LMGTE Am, na qual os pilotos profissionais e amadores partilham os seus deveres de pilotagem, a Corvette joga em cada com o C8.R, tendo pela frente os Porsche 911 RSR, Ferrari 488 GTE Evo (ainda não o novo 296 GTE) e Aston Martin Vantage AMR.
As 1000 Milhas de Sebring começam ao meio-dia de sexta-feira, 17 de março.
Créditos da imagens: FIA WEC
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.