A temporada de 2023 do Mundial de Endurance (WEC) promete ser uma das mais disputadas e emocionantes, com sete construtores alinhados à partida da primeira prova da temporada, as 1000 Milhas de Sebring, nos Estados Unidos da América.

No total, serão 37 os carros de diferentes classes presentes na prova americana, incluindo 11 protótipos da categoria principal Hypercar, dando-lhe ambicionada vitalidade depois de uma fase em que apenas a Toyota e a Scuderia Cameron Glickenhaus dispunham de ‘armamento’ de topo na categoria (a Alpine tinha um Hypercar baseado num LMP2 reconfigurado). No final da temporada passada, juntou-se ainda a Peugeot, com o seu Hypercar peculiar sem asa traseira.

Para 2023, a contenda promete ser bem mais disputada, com Toyota, Peugeot e Glickenhaus a assistirem à chegada de Cadillac, Ferrari, Porsche e Vanwall, antecipando-se aqui uma batalha renhida pelo topo da categoria.

A Toyota Gazoo Racing, atual campeã de construtores e de pilotos, mantém o seu alinhamento em termos de pilotos, mas a sua tarefa promete ser agora bem mais difícil, mesmo que os primeiros testes tenham mostrado que a formação nipónica mantém a sua competitividade ao ser a mais rápida em geral durante os dois dias de teste.

Nota para o regresso à competição do campeão do mundo de Fórmula 1 de 1997, Jacques Villeneuve, com a Vanwall, procurando assim regressar a competições de destaque. A Ferrari faz a estreia dos 499P, regressando à categoria principal dos protótipos depois de a sua última tentativa com o 333 SP da década de 1990.

Dois portugueses na luta dos LMP2

Na categoria LMP2, o pelotão é composto por 12 inscritos, com a Alpine a dar um passo atrás de novo para esta categoria enquanto prepara o seu projeto de Hypercar para o próximo ano. Mas as atenções dos portugueses estarão em dois dos inscritos: Filipe Albuquerque volta a figurar na equipa United Autosport, enquanto Rui Andrade faz equipa com Robert Kubica e Louis Delétraz no Team WRT, que foi a campeã da categoria em 2021.

Por fim, nos LMGTE Am, na qual os pilotos profissionais e amadores partilham os seus deveres de pilotagem, a Corvette joga em cada com o C8.R, tendo pela frente os Porsche 911 RSR, Ferrari 488 GTE Evo (ainda não o novo 296 GTE) e Aston Martin Vantage AMR.

As 1000 Milhas de Sebring começam ao meio-dia de sexta-feira, 17 de março.

Créditos da imagens: FIA WEC

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.