A Toyota garantiu uma ‘dobradinha’ nas 8 Horas de Portimão, prova do Mundial de Endurance (WEC), com Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Kazuki Nakajima a ficarem com os louros do triunfo fruto de uma estratégia mais eficiente ao longo da corrida. Nos LMP2, categoria secundária, o português António Félix da Costa ajudou a levar o ORECA-Gibson da JOTA ao lugar mais alto do pódio.

Após a surpresa na qualificação de sábado com a Alpine a garantir a pole position, a corrida demonstrou que essa surpresa não se tratou de uma condição fortuita, mas sim uma evidência real de um maior equilíbrio na frente do pelotão. Assim, apesar de ser uma prova longa, voltaram a ser os detalhes a decidir o resultado final, nomeadamente, as paragens nas boxes.

Ao volante do carro número 08, o trio composto por Buemi, Hartley e Nakajima tirou partido de uma primeira parte da corrida mais poupada ao nível do combustível, conseguindo fazer uma paragem a menos nas boxes, mesmo que a derradeira paragem nas boxes do Toyota número 07, dividido entre José-Maria Lopez, Mike Conway e Kamui Kobayashi, tenha sido feita num período de safety car, pelo que Lopez ainda chegou a passar pelo comando por troca com Buemi, na última hora, antes de ser ordenado pela equipa a devolver a posição ao seu colega de equipa já que não teve o andamento para se distanciar.

No final, a diferença entre o vencedor – Buemi – e o segundo – Lopez – foi de apenas 1,8 segundos, num ótimo resultado para a equipa, que fez em Portimão a sua 100a corrida no Mundial de Resistência desde a sua estreia em 1983, então em Fuji, no Japão.

https://twitter.com/FIAWEC/status/1404139019567570946

Para a Alpine ficou o terceiro lugar, com a equipa francesa a conseguir fazer jogo quase igual com a Toyota em termos de ritmo, faltando-lhe, porém, a eficiência da tecnologia híbrida da Toyota que permite à marca japonesa poupar combustível e rumar menos vezes às boxes. Assim, o carro partilhado por André Negrão, Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxivière vendeu cara a derrota, liderando uma boa parte da prova e mantendo-se sempre perto dos carros da marca japonesa até ao último terço da prova. O carro da marca francesa terminou a pouco mais de um minuto do vencedor.

Quanto ao outro Hypercar inscrito, o Glickenhaus que se estreou em Portimão, esta foi uma prova de aprendizagem contínua, naquela que foi a primeira comparação direta com os rivais da classe superior. Entre os problemas da equipa estiveram um acidente com outros dois carros e uma embraiagem em mau estado, levando a que não fosse além do 30o lugar, a 54 voltas do vencedor.

Félix da Costa brilha em casa

Na categoria LMP2, o triunfo escreveu-se em português, com António Félix da Costa a ajudar a levar o ORECA-Gibson da JOTA Racing ao triunfo em solo luso. Porém, ao invés de decidir impor ordens de equipa para evitar uma batalha em pista entre os seus carros, a JOTA deixou que Tom Blomqvist (na companhia de Stoffel Vandoorne e de Sean Gelael) e Félix da Costa (acompanhado por Anthony Davidson e Roberto Gonzalez) decidissem o triunfo. E foi o piloto luso a conseguir levar a melhor, terminado cerca de três segundos à frente do carro ‘gémeo’.

Nos GTE-Pro, a Ferrari alcançou uma ‘dobradinha’, com Alessandro Pier Guidi e James Calado a baterem o 488 GTE Evo idêntico da AF Corse, pilotado por Daniel Serra e Miguel Molina.

Quanto aos GTE-Am, a vitória coube ao Ferrari da Cetilar Racing, com Roberto Lacorte, Giorgio Sernagliotto e Antonio Fuoco a dividirem o primeiro lugar.

Resultados aqui.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.