Foi uma prova de grandes sorrisos para a marca japonesa, já que a Toyota conseguiu o seu terceiro título consecutivo de Hypercar, com um total de 217 pontos. Da parte dos pilotos, Buemi e Hartley conquistaram os seus quartos títulos de pilotos do WEC, enquanto Hirakawa confirmou o seu segundo título na categoria principal do campeonato de resistência.
Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, no outro Toyota em prova, com o #7, fizeram uma corrida de recuperação após um incidente na primeira curva, quando uma travagem ‘queimada’ por parte de Earl Bamber, ao volante do Cadillac Racing V.Series.R Hypercar #2, o deixou no último lugar. A rapidez absoluta dos Toyota permitiu-lhes chegar ao segundo lugar no final da corrida, conquistando igual posição no campeonato.
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O Ferrari 499P #50, pilotado por Antonio Fuoco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina, terminou no lugar mais baixo do pódio, levando a melhor numa batalha bastante renhida com o outro Ferrari, o #51, de James Calado, Alessandro Pier Guidi e Antonio Giovinazzi, bem como com o Porsche 963 do Team Hertz JOTA, no qual se encontravam o português António Félix da Costa, Will Stevens e Yifei Ye, que acabou por ficar com o quarto lugar final. Esta foi a última prova de Félix da Costa com a JOTA, uma vez que na próxima temporada irá focar-se unicamente na Fórmula E, competição de monolugares elétricos.
A Ferrari terminou a temporada em segundo lugar no campeonato de construtores (161 pontos), ao passo que a Porsche ficou com o terceiro lugar no campeonato de construtores (99 pontos), tirando partido do quinto lugar do Porsche Penske n#6 de Andre Lotterer, Laurens Vanthoor e Kevin Estre.Entretanto, a Team WRT celebrou a vitória na última corrida de sempre dos LMP2 no WEC, com o Oreca-Gibson #41 de Robert Kubica, Rui Andrade e Louis Deletraz a conquistar o título em grande estilo, com uma vitória bem conseguida.
O triunfo da equipa belga assegurou que Kubica, Andrade e Deletraz selassem o título de pilotos LMP2, depois de capitalizarem com uma longa paragem nas boxes tardia da carro ‘irmão’ #31, partilhado pelos pilotos Robin Frijns, Sean Gelael e Ferdinand Habsburg. A campeã Team WRT termina o ano com um total de 173 pontos, 59 pontos à frente da equipa Inter Europol Competition.
A equipa Iron Dames de Michelle Gatting, Sarah Bovy e Rahel Frey conquistou uma emocionante e tensa primeira vitória no WEC na última corrida de sempre da LMGTE Am, antes da entrada em ação dos carros GT3 no próximo ano.
Gatting levou o Porsche 911 RSR-19 #85 até à meta em primeiro lugar após uma longa batalha com o Aston Martin da D’Station. Gatting e as suas companheiras de equipa Sarah Bovy e Rahel Frey fizeram história ao tornarem-se na primeira equipa exclusivamente feminina a vencer uma corrida do Mundial de Endurance.
8 Horas do Bahrein
1. #8 Toyota Gazoo Racing (Hartley/Buemi/Hirakawa) 249 laps
2. #7 Toyota Gazoo Racing (Conway/Kobayashi/López) +47.516secs
3. #50 Ferrari AF Corse (Fuoco/Molina/Nielsen) +1min 36.286secs
4. #38 Hertz Team Jota (Da Costa/Stevens/Ye) +1min 37.248secs
5. #6 Porsche Penske (Estre/Lotterer/Vanthoor) +1 volta
6. #51 Ferrari AF Corse (Pier Guidi/Calado/Giovinazzi) +1 volta