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WRC/Rali da Alemanha: E tudo a Toyota levou…

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A Toyota dominou por completo o Rali da Alemanha, a contar para o Mundial de Ralis (WRC), com a marca nipónica a colocar três carros no pódio. No lugar mais alto, demonstrando enorme rapidez e consistência em todos os tipos de piso, ficou o estónio Ott Tanak, consolidando dessa forma a sua liderança do Campeonato de Pilotos.

Com quatro triunfos em cinco provas, Tanak tornou-se no mais sério candidato ao título de pilotos do WRC, chegando ao final da prova alemã com 20,8 segundos de vantagem sobre outro Yaris WRC, neste caso o de Kris Meeke, enquanto Jari-Matti Latvala, também em Toyota, ficou com terceiro posto. Trata-se da primeira vez desde 1993 que a Toyota alcança um domínio dos lugares do pódio, assinalando dessa forma a competitividade dos carros da Toyota Gazoo Racing.

Nem tudo correu a 100%, no entanto, para a TGR já que na penúltima especial da prova, Tanak viu-se obrigado a levantar o pé devido a problemas de travões, mantendo esse mesmo ritmo mais comedido depois na Power Stage, que atribui pontos suplementares aos da prova em si.

O triunfo de Tanak nas difíceis especiais de asfalto entre as vinhas e terrenos militares ficou facilitado pelo furo num dos pneus do Hyundai i20 WRC de Thierry Neuville na tarde de sábado, ficando assim arredado da luta pelo triunfo. O belga conseguiu ainda terminar o Rali da Alemanha em quarto, depois de o seu colega de equipa Dani Sordo ter penalizado propositadamente na derradeira especial para manter vivas as esperanças de Neuville ao título de pilotos (que também venceu a Power Stage, amealhando esses pontos). O espanhol chegou ao final da etapa em quarto, mas abdicou do seu lugar ao penalizar por sair atrasado do parque de assistência.

Sébastien Ogier (Citroën C3 WRC) teve mais uma prova complicada, agora que parece que o carro francês não tem o mesmo ritmo que o dos rivais da Toyota. Também na formação gaulesa houve lugar a uma estratégia de equipa, com Esapekka Lappi a ceder duas posições, uma delas a Ogier, para que este ascendesse ao sétimo posto. Outro beneficiado, este não intencionalmente, foi Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 WRC), que subiu ao sexto lugar.

Com o resultado deste rali, Ott Tanak passa a dispor de uma vantagem de 33 pontos sobre Neuville, enquanto Ogier está em terceiro, mas ja a 40 pontos.

O campeonato de ralis volta às estradas, desta feita no Rali da Turquia, entre 12 e 15 de setembro.