No entanto, a manhã no México foi bem movimentada, com Ogier a perder o comando para o Toyota de Kris Meeke na primeira especial do dia, para depois voltar ao comando da prova na seguinte. Isto porque o primeiro troço, Guanajuatito, teve uma interrupção devido ao despiste de Esapekka Lappi, colega de equipa de Ogier, que deixou o seu C3 ‘preso’ na berma da estrada, bloqueando-a parcialmente. Meeke e Evans ainda passaram, mas os organizadores rapidamente tomaram a decisão de cancelar a especial. Tempos virtuais foram concedidos aos demais pilotos, o que para Ogier acabou por ser positivo atendendo ao facto de o seu carro ter sofrido um furo no seu Citroën: 22,4 segundos mais do que Meeke foi o tempo que foi concedido a Ogier, fazendo com que o piloto britânico passasse para o comando com 1,3 segundos de vantagem para Ogier.
Porém, Meeke viria a sofrer um problema idêntico na especial seguinte, Otates, depois também ficando com problemas na suspensão do seu Toyota, perdendo mais de dois mintuos com essa conjunção de problemas.Ogier ficou com 19,2 segundos de vantagem para Evans, ‘trabalhando’ ao longo da tarde na ampliação da diferença para o piloto da Ford.
Se o triunfo parece entregue, mais atrás a luta continua renhida, com Ott Tanak a ‘atacar’ o segundo posto de Evans, ganhando 20 segundos ao longo da tarde para terminar a segunda etapa a apenas 2,2 segundos do piloto da Ford. Mais atrás, Thierry Neuville continua a subir posições num rali em que o seu estado de saúde está longe do ideal. É atualmente o quarto classificado, mas o piloto da Hyundai está já a mais de 45 segundos do terceiro classificado, embora também não tenha qualquer ameaça atrás de si, uma vez que Meeke caiu para quinto e está a mais de três minutos e 20 segundos de distância.
Mas, nem esse tem o seu lugar em xeque, uma vez que o seguinte classificado, Benito Guerra, num Skoda Fabia R5, líder da categoria WRC2, está a quase sete minutos e meio. Jari-Matti Latvala (Toyota), que abandonou no primeiro dia, já recuperou até ao oitavo posto, tendo ganho duas especiais.
O último dia tem apenas três troços, dois dos quais com cerca de 25 quilómetros, voltando a trazer grandes desafios para os pilotos.