Elfyn Evans (Toyota GR Yaris) venceu o Rali da Croácia, prova do Mundial de Ralis (WRC), que foi pródiga em homenagens a Craig Breen, piloto que perdeu a vida nos testes para este mesmo evento há cerca de duas semanas. Ott Tanak (Ford Puma) ficou na segunda posição, à frente de Esapekka Lappi (Hyundai I20 N).

Foi um rali emotivo aquele que se disputou na Croácia, ainda com os ecos da morte de Breen num teste para a prova croata. Todos os pilotos aproveitaram para prestar a sua homenagem ao irlandês, incluindo o vencedor, que apesar de ter ficado bastante satisfeito com o triunfo, declarou-se “após a prova, na qual estivemos com o foco competitivo, voltamos agora a sentir falta do nosso amigo”.

Efetivamente, Evans teve uma prova de altíssimo nível, isolando-se das emoções durante os troços de classificação, aproveitando da melhor forma o acidente de Thierry Neuville (Hyundai i20 N), que não evitou um embate violento numa manilha de esgoto para ‘desperdiçar’ a liderança da prova.

A partir desse momento, Evans mostrou um ritmo sem mácula, voltando aos triunfos desde o Rali da Finlândia de 2021, conseguindo também com este resultado ascender ao comando (partilhado) do Campeonato de Pilotos, em igualdade com Sébastien Ogier, ao passo que Kalle Rovanperä (Toyota) está um ponto atrás.

Tanak foi o principal rival de Evans, mas teve de se contentar com o segundo posto após alguns problemas de transmissão, ficando 27 segundos do vencedor. Ainda assim, também não teve problemas em manter atrás de si o finlandês Esapekka Lappi, com 31,6 segundos de vantagem, alcançando o seu primeiro pódio com a Hyundai.

Depois, surgiram três Toyota, com Rovanperä em quarto, seguindo de Sébastien Ogier e de Takamoto Katsuta.

A próxima prova é o Rali de Portugal (11 a 13 de maio), no regresso do Mundial de Ralis aos pisos de gravilha.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.