Ott Tanak parece imparável no Mundial de Ralis (WRC). O piloto da Toyota Gazoo Racing obteve mais um triunfo no campeonato, agora no Rali da Finlândia, distanciando-se ainda mais no Campeonato de Pilotos. Com uma prestação dominante no domingo, o estónio venceu com 25,6 segundos de avanço sobre Esapekka Lappi (Citroën), ao passo que Jari-Matti Latvala (Toyota) ficou na terceira posição, ajudando a dar uma alegria aos adeptos locais.
Com o triunfo no Rali da Finlândia, o mais veloz de toda a temporada, Tanak passou a dispor de 22 pontos de vantagem sobre Sébastien Ogier (Citroën), conseguindo atenuar a desvantagem de ter de ‘limpar’ os troços na etapa de sexta-feira para se manter na luta direta pelo triunfo com Latvala e Kris Meeke, ambos da Toyota nos dois primeiros dias.
Porém, quando estes dois acertaram na mesma pedra no sábado, atrasando-se na luta pelo triunfo, Tanak ficou de caminho livre para a vitória, acabando apenas por ter como principal adversário – mesmo que à distância – o finlandês Lappi. Além disso, venceu ainda a última especial, a Power Stage, garantindo assim mais pontos para o campeonato.
O piloto da Citroën conseguiu terminar com cerca de sete segundos de vantagem sobre Latvala, que recuperou até ao terceiro posto, enquanto Andreas Mikkelsen (Hyundai) foi o quarto melhor, ficando na frente de Sébastien Ogier, que voltou a não ter uma prova imaculada, já que participou com sintomas de doença nas duas etapas. Terminou em quinto, na frente de Thierry Neuville (Hyundai), que também esteve longe do ritmo que já se lhe viu num passado não muito distante.
Ainda assim, o belga da Hyundai mantém-se na luta pelo triunfo, tendo também beneficiado de uma ‘ajuda’ de Craig Breen, que também esteve com a Hyundai este fim de semana, ao penalizar em 20 segundos e deixar assim passar Neuville para a sua frente.
No campeonato, Tanak lidera com 180 pontos, contra 158 de Ogier e 155 de Neuville. Elfyn Evans, da M-Sport Ford, é o quarto, mas já bastante distante: tem 78 pontos, mais sete do que Andreas Mikkelsen.