Numa prova pela qual nutre particular afeição, Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris) bateu a sua principal concorrência para obter uma inédita nona vitória no Rali de Monte Carlo, que abre, tradicionalmente, cada temporada do Mundial de Ralis (WRC). Ainda que não tenha um programa completo de participações para este ano, Ogier demonstrou que as suas qualidades estão intactas e liderou de início até ao fim, ficando à frente do campeão em título, Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris).

Este foi um Rali de Monte Carlo completamente incomum, devido às temperaturas superiores ao esperado para esta altura do ano, o que levou a escolhas de pneus menos arriscadas entre os pilotos da frente, que escolheram os compostos mais macios da Pirelli para uma grande parte dos troços de classificação.

Competitivamente, Ogier esteve num patamar acima dos demais, abrindo uma vantagem superior a 30 segundos na sexta-feira para depois gerir ao longo do fim de semana. No final, logrou uma vanatgem de 18,8 segundos de avanço sobre Rovanpera, com a Toyota a celebrar assim mais uma ‘dobradinha’ no Mundial de Ralis.

Com este seu nono triunfo, Ogier desempatou com Sébastien Loeb, que tinha conseguido igualar o seu pecúlio no ano passado, fazendo-o também ao serviço de cinco construtores diferentes – Peugeot, Volkswagen, Ford, Citroën e Toyota. Já o seu navegador, Vincent Landais, registou o seu primeiro triunfo no WRC. É caso para dizer que quem anda com Ogier ‘arrisca-se’ a celebrar.

Rovanpera ficou com a segunda posição, mas para efeitos de campeonato começou da melhor forma, atendendo a que Ogier não irá efetuar um campeonato inteiro. Além disso, conseguiu ainda vencer a última especial do rali, a ‘Wolf Power Stage’, que dá direito a cinco pontos suplementares.

No último lugar do pódio ficou o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N), que chegou a estar em segundo lugar, mas não teve argumentos nem para contrariar o domínio de Ogier, nem para travar a progressão de Rovanpera, terminado a prova monegasca a 44,6 segundos do vencedor e cerca de meio minuto à frente de mais um Toyota, este pilotado por Elfyn Evans, que foi afetado por um furo num dos pneus do seu carro na sexta-feira que lhe custou mais de meio minuto.

Ott Tanak estreou-se ao serviço da M-Sport com o Ford Puma com um quinto posto, enquanto Takamoto Katsuta (Toyota) terminou a prova no sexto lugar, à frente dos Hyundai de Dani Sordo e de Esapekka Lappi.

Classificação

  1. Sébastien Ogier (Toyota) 3h12m02,2s
  2. Kalle Rovanpera (Toyota), +18,8s
  3. Thierry Neuville (Hyundai) +44,6s
  4. Elfyn Evans (Toyota) +1m12,4s
  5. Ott Tanak (Ford) +2m34,9s
  6. Takamoto Katsuta (Toyota) +3m32,6s
  7. Dani Sordo (Hyundai) +3m47,5s
  8. Esapekka Lappi (Hyundai) +3m51,3s

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.