Foi um rali que correu de feição à Toyota. A marca japonesa conquistou os três primeiros lugares do Rali do Japão, prova que encerrou a temporada de 2023 do Mundial de Ralis (WRC), com Elfyn Evans, Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä a darem um excelente resultado de conjunto na ‘casa’ da Toyota.

A temporada de 2023 do Mundial de Ralis teve o seu último capítulo no Japão, naquele que foi um dos mais surpreendentes eventos da temporada, caracterizado por condições meteorológicas extremas de neve e gelo.

Para Evans, que não colocou uma roda ‘fora do lugar’, este foi o seu oitavo triunfo da carreira, finalizando o Rali do Japão com 1m17,7s de avanço sobre Ogier, confirmando também a segunda posição no campeonato de pilotos, atrás de Kalle Rovanperä, que partiu já com a tranquilidade de mais um título no seu currículo.

Tanto Ogier, como Rovanperä, mas também outros pilotos, como Thierry Neuville (Hyundai), foram incapazes de competir com a velocidade de Evans, sobretudo na sexta-feira, etapa em que esteve irrepreensível.

Neuville ainda chegou a ter ambições de discutir o primeiro lugar, mas um despiste a meio da etapa de sexta-feira atirou-o para fora de prova e deixou Evans com uma liderança segura por quase dois minutos de diferença para o segundo, que era já Ogier. Daí até final, as posições do pódio não se alteraram, sendo a forma perfeita para a Toyota celebrar o seu terceiro título consecutivo de construtores.

Esapekka Lappi (Hyundai i20 Rally1) terminou em quarto lugar, longe da discussão pelas três posições do pódio, mas capaz de segurar atrás de si o favorito local, Takamoto Katsuta, que ainda conseguiu aproveitar o seu conhecimento dos troços japoneses para vencer nove especiais das 21 que compunham o rali nipónico. Mas a sua esperança de um bom resultado no pódio esfumou-se ainda na manhã de sexta-feira, quando não evitou um despiste severo que o atrasou bastante.

Ott Tanak (M-Sport Ford Puma Rally1) foi o sexto classificado, ao passo que no WRC2, Andreas Mikkelsen venceu à frente de Nikolay Gryazin e Kajetan Kajetanowicz, todos ao volante de carros Skoda Fabia RS Rally2.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 3h32m08.8s
2 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m17.7s
3 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m46.5s
4 Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +2m50.3s
5 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +3m10.3s
6 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) +3m28.3s
7 Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Škoda Fabia RS Rally2) +7m33.7s
8 Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Škoda Fabia RS Rally2) +8m49.6s
9 Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Škoda Fabia RS Rally2) +19m25.9s
10 Hiroki Arai/Hiroki Tachikui (Peugeot 208 Rally4) +22m22.7s

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.