Macau: Huff pode falhar uma corrida para tentar ganhar duas

16/11/2018

Rob Huff poderá fazer história neste fim de semana. O piloto britânico tem dominado as ruas de Macau e não parece ter adversário à altura, apesar de Esteban Guerrieri ter sido o homem mais próximo do piloto da Loeb Racing.

Huff tem nove vitórias no seu currículo em Macau e com as duas poles conquistadas nas qualificações de hoje, poderá fazer história e colocar o seu nome entre os maiores que competiram neste circuito. É por isso que há a possibilidade de Huff abdicar de participar na corrida 2, onde terá de largar da 10ª posição por causa da grelha invertida.

Na memória de Huff está o acidente do ano passado em que foram vários os carros envolvidos sem culpa. Huff não está na luta pelo título, mas poderá “compensar” com uma dupla vitória em Macau, que seria um feito extraordinário.

“Depois do que aconteceu no ano passado com Norbi (Michelisz), eu nem tenho certeza se vamos começar a Corrida 2”,disse Huff ao TouringCarTimes. “Ele bateu na nossa frente e ficamos fora de prova por causa disso, sem culpa. Queremos ter certeza de que nosso carro está em perfeitas condições para a Corrida 3, e por isso vou perguntar à e ver o que eles querem fazer. Se eles querem que eu ganhe duas corridas neste fim de semana, a coisa mais segura a fazer é começar da pole duas vezes, e não começar de décimo (na Corrida 2). No Lada (em 2014), deixei passar todos na Corrida 1 e concentrei-me no meu terceiro lugar da Corrida 2, e valeu a pena, mas tínhamos apenas 18 carros.”

QUEM PODE FAZER HISTÓRIA NO GP DE MACAU DE 2018

“Eu acho que vale a pena ter uma discussão sobre isso. Acho que tivemos muita sorte até agora neste fim de semana em que quase não tivemos bandeiras vermelhas – se você me perguntasse antes do fim de semana, em que chegamos aqui com 31 carros e seis wild-cards, eu teria dito que teríamos sorte fazer uma volta nos treinos. Tem corrido tudo muito bem, e foram os pilotos experientes que caíram.”

Huff tem razão em apresentar este cenário à equipa. Embora tenha corrido tudo de forma relativamente calma, um acidente numa corrida é completamente diferente, especialmente na primeira volta (basta lembrar Vila Real). Seria uma pena Huff não poder tentar as 11 vitórias em Macau por um acidente em que não tenha culpa. E Macau não costuma ser tão clemente com os pilotos. Será interessante ver qual a opção da equipa que não tem nada a perder com esta opção.