Zanardi: o piloto que sonha chegar a Marte

24/08/2018

Alex Zanardi vai finalmente fazer a sua estreia no DTM, como piloto convidado da BMW. Mas antes de mais este desafio na sua já longa carreira, colocámos 10 perguntas ao também campeão paraolímpico.

A contagem decrescente já começou. Este fim-de-semana Alex Zanardi vai estrear-se no DTM, juntando a isso o facto de ser a primeira vez que vai pilotar sem as suas pernas protésicas, como tem sido habitual. O BMW M4 DTM do popular piloto foi submetido a um conjunto de modificações para ser adaptado às suas necessidades, e contempla, entre outros pormenores, um sistema de travagem operado manualmente.

O italiano, cuja ligação à BMW se prolonga há mais de uma década, desde os tempos do WTCC, já teve oportunidade de testar a sua nova máquina no traçado de Vallelunga, onde completou mais de 300 voltas.

Além da estreia de Alex Zanardi, esta sétima ronda do DTM, em Misano, conta ainda com outro chamariz, pois será a primeira vez que o campeonato alemão irá ter corridas noturnas, com a luz verde a ser dada às 21h30 locais, tanto no sábado como no domingo.

O primeiro homem em Marte?

Em Misano, vai correr com o número 12. Porquê esse número?

Alex Zanardi: O número 12 é uma prenda simbólica para meu amigo Jimmy Vasser.

Gosta de cozinhar. Qual é a sua melhor receita?

AZ: É simples: pizza!

O que é para si um serão perfeito?

AZ: Passá-lo com meus amigos. E se puder beber uma cerveja, ainda melhor!

Qual é o seu livro preferido?

AZ: Na verdade, uma ótima ideia seria escrever um livro. Gosto bastante de escrever. Mas, para ler, prefiro livros de aventura, como os de Clive Cussler.

Tem licença de patrão de costa. O que mais gosta sobre o mar?

AZ: Adoro o mar, mas tenho muito respeito por ele. Além disso gosto de viver sobre a água, flutuar, deixar-me imergir. Ajuda-me a relaxar.

O que queria ser quando era criança?

AZ: Piloto de competição! Bem, antes disso quis ser astronauta. Mas desde cedo que uma carreira na competição era a minha ambição.

Com a sua fundação Bimbingamba ajuda crianças com amputações, fornecendo próteses. Por que é tão importante para si ajudá-los?

AZ: Acho que compartilhar a vida é o que nos mantém vivos. Gosto de ser feliz, mas sinto-me melhor se estiver rodeado de pessoas que também são mais felizes. Por isso, tento contribuir para minorar o sofrimento dos outros, e fazer o que posso do meu lado para tornar o Mundo melhor.

Qual é o seu país de eleição para passar as suas férias?

AZ: Itália! Na Itália, não apreciamos, tanto quanto devíamos, o que temos. Mas quem conhece a Itália, já viu o mundo.

Que conselho para a vida daria ao seu filho?

AZ: Eu apenas posso tentar dar-lhe exemplos, mas insisto que tem de ser curioso. É através da curiosidade que buscamos a inspiração, e não tem de ser necessariamente de alguém famoso.

Sonha com alguma aventura nova?

AZ: Alguma nova aventura? Não sei… Talvez ser o primeiro homem em Marte!

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.