460 cv elétricos num Zoe especial de corrida

a carregar vídeo

Quem disse que os elétricos não podem ser excitantes? A Renault está disposta a provar o contrário e apresentou no Salão Automóvel de Genebra o Renault Zoe e-Sports. 

Uma aceleração dos 0-100 km/h em 3,2 segundos mostra bem do que o Renault Zoe e-Sports é capaz para humilhar automóveis desportivos com motores de combustão e muitos cavalos debaixo do capot.

Cavalos é o que não faltam a esta versão especial de corrida do Zoe, alimentado por dois motores elétricos que geram 340 kW, o equivalente a 460 Cv de potência.

Para minimizar o impacto do peso das baterias (450 kg) na balança, a Renault recorre à fibra de carbono para a construção da carroçaria, permitindo manter o peso total nuns aceitáveis 1400 kg.

Para lidar com tanta potência e binário e ser um verdadeiro “track racer” o Zoe e-Sports adopta transmissão integral, amortecedores Ohlin, suspensão ajustável, difusores e jantes de 20 polegadas que montam pneus com medida 245/35.

Este modelo foi desenvolvido com a experiência acumulada pela Renault na Fórmula E (competição de monolugares com motores elétricos) e permite ao condutor/piloto, optar por um modo “endurance” para a carga da bateria durar mais tempo, ou então um modo “sprint” em que pode usar todo o binário disponível e mandar às malvas a autonomia elétrica.

Com este carro, os track days nunca mais serão os mesmos…