Ficar sem bateria no smartphone a meio de uma deslocação quotidiana é algo de comum e se os denominados ‘power banks’, pequenas baterias móveis, vieram limitar o problema, nem todos os têm ou nem sempre fazem parte dos pertences a levar em cada dia. Contudo, para quem quiser carregar os seus aparelhos em plena via pública, a Praça do Município, em Lisboa, conta já com uma árvore solar para carregamento de aparelhos móveis.

Colocada mesmo em frente do edifício da Câmara Municipal de Lisboa, a Vtree é uma estrutura criada com o intuito de carregar diversos aparelhos móveis, contando com ramos que, em vez de folhas, têm painéis solares que permitem recolher energia solar e convertê-la em eletricidade para proveito de todos. Nas raízes, onde as pessoas se podem sentar enquanto os aparelhos carregam, estão as tomadas USB.

Esta árvore solar está integrada no programa europeu Sharing Cities, para melhorar a sustentabilidade da cidade em vários níveis, sendo este mais um dos passos desenvolvidos para a produção de eletricidade sustentável. Mais do que apenas uma estrutura com fins básicos de utilização, a Vtree é também uma instalação artística, permitindo interação com as pessoas, enquanto os painéis fotovoltaicos têm uma dimensão de cinco metros quadrados.

De noite, as luzes LED iluminam-se para uma visão diferente daquela praça lisboeta e desta árvore tecnológica.