M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Estendendo-se por centenas de quilómetros, as auto-estradas ocupam uma parcela importante do território de qualquer país europeu. Há quem já tenha pensado em usar este extenso tapete para gerar energia, com as Solar Roadways, mas o projeto tem revelado mais problemas que o esperado. Mas agora uma empresa holandesa apresentou uma alternativa.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Heijmans tem um novo projeto que vai arrancar em 2018, transformando as barreiras sonoras instaladas do lado de fora das bermas em painéis solares. A empresa holandesa vai montar 68 painéis no lugar das barreiras tradicionais, ocupando 400 metros mas espalhados por dois quilómetros da auto-estrada A50, de Eindhoven, no sul, a Zwolle, no norte. Isto vai ser o suficiente para fornecer eletricidade a um total de 40 a 60 habitações.

Os painéis vão ser montados nos quatro metros superiores de barreiras de cinco metros, suficiente para bloquear o som dos veículos na auto-estrada. Se a eletricidade produzida for financeiramente viável, o governo holandês vai patrocinar a instalação de mais painéis semelhantes. Em Portugal, as vias rápidas da Grande Lisboa e Grande Porto seriam ideais para testar este conceito.