M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A produção de energia elétrica em alto mar tem bastante potencial, embora tenha dificuldades logísticas. Mesmo assim, há quem esteja disposto em explorar os ventos constantes que sopram nas costas, tanto que a primeira central eólica de alto mar já começou a operar, ao largo da Escócia.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Hywind Scotland foi construída pela Statoil, antiga petrolífera estatal norueguesa, com cinco hélices a operar a 25 km da costa de Peterhead, perto de Aberdeen, a leste da Escócia. A sua localização demonstra a viabilidade da produção em mar alto, com a central construída sobre um leito 800 metros abaixo do nível do mar.

Com um potencial de produção de 30 MW, o governo autónomo da Escócia espera conseguir fornecer energia até 20 mil lares. No caso do nível de produção exceder o consumo, a Hywind vai estar ligada à bateria Batwind, que vai ter uma capacidade de armazenamento de 1 MWh. No futuro, a Statoil espera utilizar a tecnologia testada aqui noutros países. O objetivo também é reduzir o custo de produção de energia eólica em 40 a 60 euros por MWh até 2030.